sábado, 17 de março de 2018

Pedra Fundamental marca início das obras do Porto São Luís

A solenidade aconteceu nesta sexta-feira (16), com presença de comitiva formada por 65 empresários e altos executivos chineses.



Desenvolvido ao longo dos últimos cinco anos, o novo terminal de uso privado em São Luís do Maranhão, finalmente deixa de ser um projeto para se tornar realidade com o lançamento da pedra fundamental nesta sexta-feira, 16. A primeira fase da obra está orçada em R$ 800 milhões e deve ser concluída dentro de quatro anos – com a geração estimada de quatro mil empregos diretos.
A capacidade de movimentação do novo terminal é de cerca de dez milhões de toneladas por ano – sendo sete milhões de soja e milho, 1,5 milhão de fertilizantes, 1,5 milhão de carga geral e 1, 8 mil metros cúbicos de derivados de petróleo. Batizado como Porto São Luís, a obra compreende uma área de 200 hectares onde serão construídos seis berços, sendo quatro na primeira fase de construção e dois na segunda, mais ponte de acesso, acesso rodoferroviário e pera ferroviária.
Uma comitiva de 65 altos executivos chineses está em São Luís especialmente para a solenidade de lançamento da Pedra Fundamental do Porto São Luís – entre eles, Sun Ziyu, membro do conselho e vice-presidente executivo da China Communications Construction Company (CCCC), maior empresa de infraestrutura da China e uma das cinco maiores do mundo. Em setembro de 2017, a CCCC comprou 51% de participação no Porto São Luís.
PARCERIA

O governador Flávio Dino que esteve presente na solenidade destacou que o caminho para driblar a crise é a parceria, e se mostrou ainda mais otimista com a economia maranhense para este ano de 2018. 
“Nós temos muita confiança de que a soma de investimentos públicos com investimentos privados vá garantir que o ano de 2018 tenha um crescimento ainda mais acentuado da economia do Maranhão, já tivemos no ano passado o maior crescimento do Brasil, fruto exatamente desse esforço conjunto”, afirmou o governador Flávio Dino.

A Prefeitura de São Luís também esteve representada pelo vice-prefeito, Júlio Pinheiro, e vários secretários, entre eles: Mádison Leonardo Andrade (Urbanismo e Habitação); José Cursino (Planejamento); e Conceição Castro (Comunicação).
Além de movimentar a economia local, a instalação do empreendimento resultará na geração estimada de quatro mil empregos diretos. Para o vice-prefeito, Julio Pinheiro, o Porto de São Luís é um grande investimento nos aspectos econômico e social. "Cumprirá um papel importante como vetor de desenvolvimento regional. Vai contribuir para ampliar a absorção de mão de obra e permitir que novas cadeias produtivas possam ser estabelecidas em São Luís e na região, o que impulsionará as relações econômicas da nossa cidade. É um grande empreendimento", ressaltou.

O representante da China Communications Construction Company (CCCC), Chang Yunbo, destacou que a parceria do poder público foi fundamental para a execução do projeto. "Agradeço aos governos federal, estadual e municipal e todos os outros parceiros que participaram desse processo inicial para a construção do Porto São Luís. Estamos hoje vendo o resultado de todo um esforço conjunto que foi realizado. Desejamos que os talentos da região possam fazer parte desse grande projeto", disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário