sexta-feira, 2 de maio de 2025

Polícia prende suspeito de envolvimento na morte de Major da PM

Veja o momento em que arma do crime foi encontrada pela polícia 

Foi preso nas primeiras horas desta sexta-feira (2) o autor dos disparos que resultaram na morte do major André Felipe, da Polícia Militar (PM-MA), em uma tentativa de assalto na última quarta-feira (30). O crime ocorreu em um posto de gasolina no bairro São Francisco, em São Luís. A arma de fogo usada no crime, uma pistola, também foi localizada pela Polícia Civil.

O criminoso foi identificado como Caio Lucas, conhecido como “CL”. As investigações da polícia apontaram que o atirador fugiu para a região dos lençóis maranhenses após o crime. Ele se entregou às autoridades nesta madrugada, por volta de 1h, e confessou sua participação na morte do major. O suspeito disse ainda que seu comparsa, morto em confronto com a PM, era o piloto da moto usada na ação criminosa.

Segundo a Polícia Civil, Caio Lucas possui diversas passagens pela polícia, como roubo, ameaça e porte ilegal de arma de fogo. Após a detenção, agentes da PM ele foi encaminhado para a Superintendência de Homicídios e Proteção à Pessoa (SHPP), em São Luís, onde ele prestou o depoimento e foram cumpridos os procedimentos legais da prisão. Em seguida, os policiais o levaram à Central de Custódia.

VÍDEOS: feriado marcado por acidentes com motos na Grande Ilha de São Luís

Acidentes envolvendo motocicletas foram registrados nesta quinta-feira, 1º de maio, feriado do Dia do Trabalhador, em São Luís, resultando inclusive, lamentavelmente, na morte de pessoas. Os acidentes ocorreram na ponte Bandeira Tribuzzi e na Cidade Olímpica, em São Luís e na MA-201, Estrada de Ribamar, em Paço do Lumiar.

Na MA-201, duas motos bateram em um trecho da rodovia. Um dos motociclistas envolvidos morreu no local. De acordo com informações preliminares, um dos condutores tentou atravessar o canteiro central, mas acabou batendo com o outro, que vinha na direção contrária.

O segundo acidente foi registrado na ponte Bandeira Tribuzzi. A batida lateral envolveu um carro de passeio e uma motocicleta. Uma mulher que estava na garupa da moto morreu no local.

O condutor da moto foi socorrido e encaminhado para uma unidade hospitalar da cidade para receber atendimento médico.

A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) informou que foram acionados ao local para disciplinar o trânsito, até a chegada do ICRIM e a remoção dos veículos.

Um outro acidente foi registrado na avenida principal da Cidade Olímpica, também envolvendo motociclistas. 

Iracema Vale participa da entrega de ambulâncias para Belágua, Nina Rodrigues e São Benedito

 

A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), participou, nesta quarta-feira (30), da entrega de ambulâncias aos municípios de Nina Rodrigues, Belágua e São Benedito do Rio Preto. A iniciativa faz parte do conjunto de 70 veículos distribuídos pelo Governo do Estado, com o objetivo de fortalecer a rede de atenção à saúde em todo o Maranhão.

“O cuidado com a saúde no interior demonstra o compromisso do governador Carlos Brandão em equipar os municípios e garantir atendimento digno à população”, destacou a chefe do Legislativo Maranhense.

O ato foi realizado na sede da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e contou com a presença do secretário Tiago Fernandes e da deputada Cláudia Coutinho, presidente da Comissão de Saúde da Alema. A ação reforça a parceria entre o Parlamento Estadual e o Executivo na ampliação do acesso a serviços de saúde de qualidade, especialmente na região do Baixo Parnaíba.

As ambulâncias foram entregues aos prefeitos Neném Pontes (Belágua), Wallas Rocha (São Benedito do Rio Preto) e Jones Braga (Nina Rodrigues). Os veículos estão totalmente equipados para garantir o transporte seguro e eficiente de pacientes.

Iracema Vale também parabenizou os gestores municipais pelo empenho e reafirmou que a Assembleia Legislativa segue comprometida com iniciativas que promovam o bem-estar dos maranhenses. “Onde há investimento em saúde, há valorização da vida”, concluiu a parlamentar.



Orleans Brandão impulsiona infraestrutura e esporte em São Raimundo das Mangabeiras

 


O secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, marcou presença nesta quarta-feira (30) na cidade de São Raimundo das Mangabeiras, levando consigo o compromisso do governador Carlos Brandão com o desenvolvimento dos municípios maranhenses. Orleans, acompanhado pelo prefeito Accioly Cardoso, autoridades municipais e a comunidade cumpriu uma agenda repleta de entregas e ações que impactam diretamente a qualidade de vida da população local.

A atuação do secretário foi essencial na concretização de importantes obras para a cidade. Entre as conquistas entregues à população estão as obras de reforma do Estádio Municipal (Campo Ipiranga), da praça externa e da pista de cooper, iniciativas da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra). Além disso, Orleans Brandão participou da inauguração da Areninha Esportiva, um novo espaço dedicado ao lazer e à prática esportiva para os moradores.

Orleans Brandão destacou a importância do diálogo com os gestores das cidades para entender e atender às suas necessidades. “Graças a essa gestão municipalista podemos ver a real necessidade dos municípios. A gente faz política assim, conversando olho no olho, tendo contato com as pessoas, ouvindo as demandas e prontamente respondendo a essas necessidades”, declarou o secretário, reforçando o modelo de gestão do governador Carlos Brandão, focado no diálogo.

O prefeito de Mangabeiras, Accioly Cardoso, reconheceu o papel fundamental do Governo do Estado e, em particular, do secretário Orleans Brandão nas conquistas para o município. “O Governo do Estado tem sido um forte parceiro da nossa gestão, em especial o secretário Orleans, sempre presente e atendendo às nossas demandas”, ressaltou o prefeito, evidenciando a colaboração essencial para a realização das entregas.

A presença de Orleans Brandão em São Raimundo das Mangabeiras demonstra o comprometimento da Secretaria de Assuntos Municipalistas (Seam) em fortalecer os laços com as administrações locais, garantindo que as políticas e investimentos do governo estadual cheguem de forma eficaz à população, promovendo o crescimento e o bem-estar em todo o Maranhão.

Carlos Lula propõe monitoramento de metais pesados em peixes vendidos no Maranhão

 

Um levantamento recente acendeu o sinal de alerta sobre a qualidade dos peixes consumidos no Maranhão. Publicado na revista Anais da Academia Brasileira de Ciências, o estudo realizado por pesquisadores da Universidade Federal do Ceará (UFC), em parceria com o IFMA e a UFMA, apontou níveis preocupantes de mercúrio em espécies comercializadas em feiras e no principal mercado de peixes de São Luís.

Apesar dos níveis médios estarem abaixo do limite legal (0,5 mg/kg), os cientistas alertam que o consumo frequente pode oferecer riscos à saúde, principalmente para crianças e gestantes, grupos mais vulneráveis à exposição ao metal pesado.

Diante desse cenário, o deputado estadual Carlos Lula (PSB) apresentou o Projeto de Lei 227/2025, que institui a Política Estadual de Monitoramento de Metais Pesados em Ambientes Marinhos e em Peixes Comercializados para Consumo Humano no Maranhão.

“Nossa costa é rica em biodiversidade e tem enorme potencial pesqueiro, mas, também, está vulnerável à poluição provocada por atividades industriais, portuárias e o descarte irregular de resíduos. Monitorar é proteger a saúde da população”, afirmou o deputado.

A proposta estabelece o monitoramento periódico de metais pesados como mercúrio, chumbo e níquel em áreas costeiras, estuários e zonas de pesca. Além disso, determina que os peixes e demais frutos do mar vendidos em feiras, mercados, peixarias e estabelecimentos do estado também passem por controle sanitário rigoroso.

Com a aprovação da lei, a fiscalização ficará sob responsabilidade do Poder Executivo estadual, por meio dos órgãos de meio ambiente, saúde, vigilância sanitária e segurança alimentar.

O advogado e membro do Movimento de Defesa da Ilha, Guilherme Zagallo, reforçou a urgência da medida e explicou que a queima de carvão mineral e combustíveis fósseis é uma das principais fontes da contaminação por mercúrio nas águas da Baía de São Marcos.

“A queima de mais de 1,5 milhão de toneladas de carvão mineral gerou poluentes e metais pesados que, agora, contaminam sedimentos, mariscos e peixes. É muito importante que a Assembleia Legislativa aprove uma lei para que tenhamos fiscalização periódica”, destacou.

Carlos Lula defende que o projeto é uma medida de saúde pública e de responsabilidade ambiental. “Essas substâncias se acumulam nos tecidos dos peixes e chegam ao prato do consumidor. Fiscalizar é garantir qualidade de vida para a população e proteger nossos ecossistemas marinhos”, concluiu o parlamentar.

Catulé Júnior reforça compromisso com a segurança pública em reunião com empresariado de Caxias

 

Na noite de terça-feira (29), o deputado estadual Catulé Júnior (PP) participou da reunião “Todos juntos pela segurança no comércio de Caxias e região”, realizada no auditório do Hotel Alecrim. O evento foi promovido pelo Sindilojas, CDL e Sindicocal, reunindo autoridades, representantes de classe e lideranças para discutir estratégias e propor soluções concretas em segurança pública no setor comercial.

Catulé Júnior, que tem a segurança pública como uma de suas principais bandeiras na Assembleia Legislativa do Maranhão, ressaltou a urgência do tema para a sociedade. Em seus primeiros meses de mandato, o deputado tem se destacado por abordar frequentemente a segurança pública, chamando atenção, cobrando ações e oferecendo ajuda e parceria.

“Desde o momento que eu me ofereci como candidato a deputado estadual, eu fiz um compromisso com a minha cidade, com aquelas pessoas que acreditaram que eu poderia ser um bom representante, mas, acima de tudo, eu fiz um compromisso comigo mesmo de que eu iria representar as bandeiras que a sociedade maranhense, que a sociedade caxiense espera do seu representante”, enfatizou o parlamentar.

Catulé Júnior alertou para o crescimento do crime organizado no país e na região e destacou a importância de movimentos como o evento realizado, onde a sociedade civil se une para pensar em ações concretas junto ao poder público.

O deputado reforçou o seu compromisso de destinar R$ 1 milhão para a segurança pública de Caxias e lembrou de que fez o convite às deputadas Cláudia Coutinho (PDT) e Daniella (PSB) e ao deputado Adelmo Soares (PSB) para fazerem o mesmo.

“A gente fala tanto, cobra tanto, mas temos também que fazer a nossa parte. Serão R$ 4 milhões que serão investidos em viaturas, em armamentos, nas condições dos nossos policiais para enfrentar esse crime que está tão violento e poderoso. Fazendo assim, a gente dá um bom exemplo de que quando a gente se une a coisa acontece. Eu tenho certeza absoluta de que, ao concretizarmos essas emendas com investimentos na segurança pública do município, iremos melhorar muito o clima de insegurança que vivemos hoje”, explicou.

Saiba quem são os deputados maranhenses que assinaram a favor da CPI do INSS na Câmara

 

O deputado Coronel Chrisóstomo (PL-RO) protocolou na quarta-feira (30) requerimento para a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) com o objetivo de investigar supostas fraudes que teriam causado prejuízo superior a R$ 6 bilhões em descontos aplicados sobre a folha de pagamento de aposentados.

O pedido foi apresentado com 185 assinaturas, número superior ao mínimo necessário de 170, já alcançado na terça-feira (29). Parlamentares de partidos que integram a base do governo federal somaram 81 apoios à iniciativa. Entre eles, destacam-se: União Brasil (25), PP (18), Republicanos (18), MDB (11) e PSD (9).

O PL, partido do autor do requerimento, lidera o apoio à CPI, com 81 assinaturas. Outras 23 assinaturas vieram de deputados de legendas como Novo, PRD, Avante, Podemos, Cidadania, PSDB e Solidariedade.

Pelo Maranhão, apenas dois parlamentares subscreverem o pedido: Aluisio Mendes (Republicanos) e Allan Garcês (PP).

Ministro do TSE confirma cassações de Wellington do Curso e Fernando Braide

 

O ministro André Mendonça – relator no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de um recurso do PSC contra decisão que determinou a cassação da chapa do partido nas eleições de 2022 para deputado estadual – decidiu nesta quinta-feira, 1º, manter a anulação dos votos da legenda na disputa por vagas na Assembleia Legislativa do Maranhão em 2022.

A decisão implica na perda dos mandatos dos deputados estaduais Fernando Braide (atualmente no PSD) e Wellington do Curso (Novo) – o que não ocorre imediatamente, já que o voto do relator ainda precisa ser analisado pelo plenário.

O PSC foi acusado de utilizar candidaturas femininas fictícias para cumprir a cota mínima exigida por lei. A prática já havia sido reconhecida tanto pela base quanto pelo pleno do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA).

Na decisão, o ministro destacou que há provas suficientes de que as candidatas Cláudia Lira e Vitória Almeida não participaram efetivamente da disputa eleitoral.

“Existem elementos mais que suficientes para a conclusão de que Cláudia Lira e Vitória Almeida foram lançadas como candidatas fictícias pelo partido e, poder-se-ia afirmar, inclusive, que não foram as únicas, tendo em vista o resultado desastroso obtido pelas concorrentes, amealhando apenas 1,1% dos votos totais da legenda”, afirmou. Ele acrescentou que “não é possível acreditar que há normalidade no fato de o somatório dos votos de 10 candidatas ser inferior ao número de votos obtidos por 14 dos 24 candidatos homens”.

Se a decisão de Mendonça for conformada pelo plenário do TSE, será realizada uma recontagem dos votos das eleições de 2022 para o Legislativo maranhense.


Fonte: Blog Gilberto Léda

Suspeito de assassinar major da PM é morto após reagir a prisão em São Luís

 

Um dos suspeitos de envolvimento na morte do major da Polícia Militar do Maranhão André Felipe foi morto em confronto com a polícia na manhã desta quinta-feira (1º), na região da Ilhinha, em São Luís. O homem foi identificado como Ailton Silva, de 22 anos.

O confronto ocorreu menos de 24 horas após o assassinato do oficial, ocorrido na tarde de quarta-feira (30), no bairro São Francisco. Segundo a Polícia Militar, equipes realizavam diligências na busca pelos autores do crime quando localizaram um dos suspeitos escondido na área. Ao perceber a presença dos policiais, ele teria reagido à abordagem, o que resultou em troca de tiros. Ailton foi baleado, chegou a ser socorrido, mas não resistiu. O segundo envolvido no crime segue foragido.

O major André Felipe era lotado na Assembleia Legislativa do Maranhão e foi morto durante uma suposta tentativa de assalto. De acordo com testemunhas, ele estava em seu veículo, em uma oficina na rua Inácio Xavier de Carvalho, quando foi abordado por dois homens em uma motocicleta. Ao reagir à investida, trocou tiros com os suspeitos, mas acabou atingido por vários disparos e morreu no local, com a arma ainda nas mãos.

Major da PM é assassinado em São Luís

 


Um major da Polícia Militar do Maranhão (PMMA) foi assassinado, na tarde desta quarta-feira, 30, próximo a um posto de combustível no São Francisco.

André Felipe era lotado no Gabinete Militar da Assembleia Legislativa.

Ele estava em uma caminhonete quando foi abordado por dois criminosos que estavam em uma motocicleta. Houve troca de tiros, mas, atingido, o PM acabou morrendo ao lado do veículo.

Laudo confirma uso de chumbinho em ovo de Páscoa envenenado em ITZ

 


Em coletiva a polícia confirmou que foi colocado chumbinho no ovo de Páscoa.

Ainda sobre o caso, o governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), confirmou nesta terça-feira (29) que foi utilizado um pesticida altamente tóxico – o popular chumbinho – no ovo de Páscoa que causou a morte de uma criança e de uma adolescente da mesma família em Imperatriz: Evely Fernanda Rocha Silva, de 13 anos, e Luiz Fernando, de 7 anos.

Segundo ele, o crime foi elucidado em menos de 10 horas, com a identificação e prisão da principal suspeita. O inquérito policial, de acordo com o governador, já foi concluído e encaminhado à Justiça.

A declaração foi feita por meio das redes sociais, onde Brandão também expressou solidariedade à família da vítima. “Peço que Deus dê forças para que essa mãe possa encontrar consolo diante de tamanha dor”, escreveu.

O caso ganhou ampla repercussão no estado e mobilizou forças de segurança desde os primeiros momentos após a intoxicação. Além das duas vítimas, a mãe delas, Miriam Lira Rocha, também foi envenenada.