Na manhã desta quinta-feira (20), o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, através do Batalhão de Busca e Salvamento – BBS, realizou o I AQUATLHON para os integrantes da corporação. O evento foi em comemoração aos 7 anos do BBS, e foi realizado na Praia de São Marcos. A competição contou com a participação de oficiais e praças de todos os batalhões e companhias do CBMMA. O circuito do Aquatlhon foi composto de 1.000 m de natação e 3.000 m de corrida, com 40 participantes.
Contando inicialmente com um efetivo de 14 (quatorze) militares, os serviços do BBS iniciaram-se no dia 14 de Abril de 2010, com uma guarnição composta por 03 militares especializados com o Curso de Salvamentos Especiais – CSESP, onde na época a unidade denominava-se Subgrupamento Independente de Busca e Salvamento – SgIBS.
Atualmente, pela Lei n° 10.230, de 23 de Abril de 2015, que dispõe sobre a Organização Básica do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, a unidade foi elevada à categoria de Batalhão, passando a ser denominada de Batalhão de Busca e Salvamento - BBS. De acordo com o Art. 28, §7° da Lei n° 10.230, de 23 de Abril de 2015, ao Batalhão de Busca e Salvamento, compete às missões de resgate, busca, salvamento terrestre e em altura e as demais que lhes sejam conexas.
A Major QOCMB Amanda, comandante do BBS, destacou que o Aquatlhon faz parte de um conjunto de ações realizadas em função da data de aniversário do batalhão. Os eventos tiveram início dia 14 deste mês com o acontecimento de uma trilha ecológica na sede do BBS, o Aquatlhon que foi realizado hoje, e será finalizado com uma feijoada para os militares da unidade. A major também declarou que o BBS tem como objetivo tornar o Aquatlhon anual e nos próximos pretende abranger um público maior, e complementou a sua fala afirmando estar bastante satisfeita com a participação e empenho de todos os envolvidos e com a integração entre os bombeiros, promovida pelo evento.
O Comandante Geral do Corpo de Bombeiros, Coronel Célio Roberto, primeiramente agradeceu a Deus por mais um ano de serviços do BBS, expôs a relevância do trabalho do batalhão para a sociedade Maranhense e parabenizou a unidade pela iniciativa, que estimula o exercício da atividade física, reconhecendo a sua importância na vida da sociedade em geral e dos militares do Corpo de Bombeiros.
O comandante também destacou que este ano será realizado a 5ª edição do Curso de Salvamentos Especiais, curso que tem como objetivo capacitar os bombeiros militares a atuarem em diversas áreas de salvamento e que é pré- requisito para os militares poderem servir no BBS.


Nenhum comentário:
Postar um comentário