quinta-feira, 11 de maio de 2017

Policias Civis são homenageados durante solenidade em comemoração aos 209 anos da PC e avanços são citados na área da segurança


A Polícia Civil do Maranhão viveu um momento de resgate histórico da dignidade institucional na manhã desta quarta-feira (10), na solenidade de comemoração do Dia Nacional da Instituição, que celebra 209 anos de existência em 2017. Na ocasião, o governador Flávio Dino foi um dos agraciados com a ‘Medalha de Mérito Policial Civil Pontes de Miranda’ e também entregou a condecoração a servidores que contribuíram para o engrandecimento da Polícia Civil do Maranhão. Ao todo, foram 136 homenageados com a comenda.


Em seu discurso, o governador Flávio Dino, ressaltou que “gratidão é a palavra que nos une”. Ele enfatizou, ainda, que o reconhecimento é o combustível fundamental para a vida. “Essa é a razão principal que fez com que eu estivesse aqui. Não como protocolo, mas com convicção de transmitir a vocês esse sentimento com gratidão”. 


O governador citou os desafios de administrar o Estado e realçou que a Polícia é exemplo de caminho de recuperação progressiva da capacidade operacional que o Governo procura trilhar no Maranhão. “Nós temos uma linha de investimento bastante clara na Segurança Pública, resultando em redução crescente dos indicadores de criminalidade. Nós devemos isso ao trabalho incansável dos nossos policiais. Por isso faço questão de, sempre que possível, estar presente nos eventos para poder agradecer, em nome do povo do Maranhão, a esses policiais”, realçou Flávio Dino.


A solenidade agraciou policiais com 10, 20 e 30 anos de corporação, que preencheram requisitos legais de mérito, conforme decreto específico; e autoridades civis que prestaram relevantes serviços à instituição. “É uma grande festa da Polícia Civil para a sociedade porque ela que desenvolve a função de polícia judiciária, responsável pela investigação criminal. E isso é muito importante. É uma grande instituição que tem mais de 200 anos de serviços para a sociedade brasileira”, ressaltou o secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela.

Em relação ao trabalho desenvolvido pela Polícia Civil, o delegado geral Lawrence Melo destacou que o maior legado está na redução dos índices de criminalidade. “Hoje nós temos a satisfação de declarar publicamente que o número de homicídios e Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs) na área metropolitana de São Luís, desde o início da atual gestão, reduziu em 29%. Só esse ano, são 100 vidas salvas. Isso sem contar os anos anteriores”, informou.

Entre os homenageados também, o Coronel Célio Roberto, comandante do Corpo de Bombeiros. "Na oportunidade fiz questão de destacar o trabalho conjunto entre as forças de segurança, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Polícia Civil, para trazer mais segurança e tranquilidade a população maranhense. Trabalhamos para garantir a paz social, as homenagens nos enche de orgulho e são frutos das nossas ações, continuaremos com muita humildade e empenho trabalho pela segurança dos cidadãos de bem e do estado", garantiu o Cel. Célio Roberto.


Sem comemorar a data desde 2008, e sendo esta apenas a terceira vez que o Dia Nacional da Polícia Civil é comemorado na história do Maranhão, a solenidade marcou o resgate pelo reconhecimento do trabalho à ordem, à segurança e à tranquilidade pública no exercício da função de policial. Além de condecorar pessoas e instituições que colaboraram de forma significativa para o desenvolvimento da instituição, também foram entregues placas de honra ao mérito ‘Amigos da Polícia Civil’, em reconhecimento àqueles que tiveram relevantes serviços prestados à sociedade maranhense.

Um dos homenageados foi o Vereador de São Luís, Sá Marques, que também é Policial Civil.

"Na manhã desta quarta-feira (10), em uma homenagem organizada pela Polícia Civil do Maranhão com a presença do Governador do Estado Flávio Dino, Secretário de Segurança Pública do Maranhão Jeferson Portela, Secretário de Administração Penitenciária, e representantes das Superintendências, recebi das mãos do Sub-comandante da Polícia Militar, Coronel Luongo, a medalha de honra ao mérito por aproximadamente 27 anos de bons serviços prestados à segurança pública do estado do Maranhão com conduta ilibada e intensiva dedicação. Me sinto muito agradecido, e sempre procurarei trabalhar pautado na ética e responsabilidade, e isso levo para minha vida, seja como policial, professor e agora vereador da minha querida São Luís", afirmou Sá Marques.


Recuperação de delegacias
Durante o evento, o governador Flávio Dino anunciou que está sendo iniciado um esforço para recuperar todas as delegacias de polícia do Maranhão. “Reservei para este dia festivo a determinação para que nós nos lancemos à recuperação física de todas as delegacias do Maranhão”, disse o governador.

Diante da cúpula da Segurança Pública, o governador disse que o Governo vai dar as condições para a recuperação física das delegacias. “Tragam os projetos e vamos fazer o que estamos fazendo com as escolas. Tenho orgulho de dizer que o Maranhão tem 1,1 mil escolas e já reformamos 574. Uma a cada dois dias de governo. Quero determinar que sejam anotadas as previdências para que esse mesmo esforço que estamos fazendo nas escolas façamos também nas delegacias de polícia”, explicou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário