![]() |
Foto Reprodução |
Ações de investimentos por meio da Polícia Civil vêm refletindo em um quantitativo cada vez menor, dos crimes de homicídios em todo o Maranhão. No mês de julho de 2018, foram contabilizados 14 homicídios no estado. Em relação ao mês de junho em anos anteriores, houve redução na quantidade de crimes. Em comparação a 2018, por exemplo, quado foram registrados 37 homicídios. Já em relação a julho de 2014, a redução é ainda mais significativa, há quatro anos foram registrados 70 homicídios.
O planejamento e investimentos na Polícia Civil só confirma o compromisso na área da segurança pública, objetivando uma redução de forma nunca vista no estado. A criação da Superintendência de Homicídio e Proteção à Pessoa (SHPP), foi um dos investimentos de forma planejada. A SHPP funcionando em regime de plantão permite a investigação, pouco tempo depois do cometimento de um crime, ou seja, há agilidade no tempo-resposta, o que permite uma melhor investigação e elucidação dos crimes.
Nos anos de 2009 a 2014, o Maranhão contou com um altíssimo número de homicídios, na ordem de 308%.
Com o investimento e criação da Superintendência de Homicídio e Proteção à Pessoa (SHPP), Superintendência de Combate à Corrupção (Seccor), Superintendência Estadual de Repreensão ao Narcotráfico (Senarc), e ainda o Departamento de Feminicídio, com funcionamento na Delegacia Especial da Mulher, localizado no Jaracati. As Superintendências e o Departamento de Feminicídio foram de importância ímpar, para a redução da criminalidade e contra os homicídios.
Investimentos na segurança pública
O Secretário de Segurança Pública do Maranhão, Jefferson Portela, considerou a queda um fator importante, altamente positivo para o estado, com destaque no combate aos crimes contra a vida. “Estamos numa escala decrescente, com três anos com a seta criminal, apontada para baixo, em relação aos homicídios, e vários outras modalidades de crimes. Outra informação importante acerca dos investimentos na segurança pública foi o aumento no quantitativo de policiais militares e civis. O efetivo policial no Maranhão chegou ao patamar de 12 mil policiais”, pontuou o secretário de segurança.
Nenhum comentário:
Postar um comentário