Desde 2015, o Carnaval do Maranhão traz como proposta a festa de todos, feita por todos e para todos. Neste ano, a folia momesca na capital maranhense ganhou mais alguns ingredientes para consolidar esse propósito: a acessibilidade, garantindo uma festa democrática e maior inclusão das pessoas com deficiência.
O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, em parceria com o Comitê de Políticas de Inclusão das Pessoas com Deficiência, incluiu recursos de acessibilidade em dois dos maiores circuitos de carnaval do estado, o da Avenida Beira-Mar e do Ceprama, que atraem multidões de foliões em todo o período carnavalesco.
“Para realizar uma festa de fato de todos e para todos, entendemos a importância de fazer um carnaval cada vez mais inclusivo e estabelecemos essa parceria com a o Comitê de Políticas de Inclusão das Pessoas com Deficiência. Ouvimos todas as demandas e atendemos tudo o que foi possível. É com muita alegria que recebemos todos os públicos no Carnaval do Maranhão”, destacou o secretário Diego Galdino.
No circuito Beira-Mar estão disponibilizados banheiros com acessibilidade mais próximos das apresentações, uma tenda exclusiva para cadeirantes e seus acompanhantes, assentos reservados para pessoas com deficiência nas arquibancadas em frente ao palco principal, sinalização e vinhetas para locução, e a grande novidade: o intérprete de libras em todas as apresentações.
No Ceprama, além de espaço reservado para pessoas com deficiência, foram instalados banheiros adaptados e as apresentações também contam com intérprete de libras, facilitando a participação de pessoas com deficiência auditiva.
Em todos os pontos de festa houve o fundamental trabalho desenvolvido pelo projeto Travessia da Agência Estadual de Mobilidade Urbana.
"Um projeto grandioso do governo do estado, que já foi expandido para várias cidades maranhenses. Neste carnaval as vans do Projeto Travessia, transportaram as pessoas atendidas para os pontos de folia. Desta forma garantindo lazer e diversão para as pessoas. Trabalhamos firmemente na inclusão social e na intenção sempre de melhorar a vida das pessoas. Estou extremamente feliz com o resultado desse Carnaval", reforçou o Presidente da MOB, Lawrence Melo, responsável pelo Projeto Travessia.
Faz parte ainda das medidas de inclusão a sensibilização das equipes que estão trabalhando durante o evento, as peças de divulgação nas redes sociais para informar ao público que estes serviços estão disponíveis.

Nenhum comentário:
Postar um comentário