terça-feira, 5 de março de 2019

Caminhoneiro é detido pela PRF com arrebite


Na manha desta terça-feira de carnaval (5), às 06h45, no Km 543 da BR 316, município de Caxias/MA, policiais rodoviários federais realizavam abordagens quando deram ordem de parada a um homem de 41 anos que conduzia o caminhão VW/24.280, cor branca, com placas do estado de Pernambuco. 

O veículo estava carregado com 18 toneladas de banana provenientes de Santa Maria da Boa Vista/PE e tinha como destino a cidade de Belém/PA. 

Ao interrogar o motorista os policiais perceberam que havia algo de errado e resolveram fazer uma busca pessoal e no veículo. Foi encontrado no interior da cabine do caminhão, 16 comprimidos de Nobésio Extra-Forte e outra cartela com 05 comprimidos já consumidos. Essa anfetamina é popularmente conhecida como "ARREBITE" e é utilizada pelos motoristas como inibidor de sono, de forma a prolongar o tempo acordado e poder dirigir por longas distâncias.


Foi verificado pelos policiais que o motorista estava dirigindo há mais de 13h seguidas sem paradas maiores que 30 minutos.

Indagado sobre a presença da anfetamina no interior do caminhão, o motorista informou que faz esse transporte de bananas de Pernambuco para Belém e devido ao "horário" ser apertado para percorrer a rota, faz uso da substância para dirigir o máximo de tempo possível sem paradas. Que faz uso há mais de 8 anos dessa substância, mesmo sabendo dos males que ela causa no organismo. Informou também que adquiriu a cartela com 15 comprimidos ao preço de R$ 35,00 em um Posto de Combustíveis.

 A conduta, em tese, constitui o crime de consumo, porte de drogas (Lei 11.343/06) - Art. 28. Quem adquirir, guardar, tiver em depósito, transportar ou trouxer consigo, para consumo pessoal, drogas sem autorização ou em6 desacordo com determinação legal ou regulamentar. 

Diante do exposto foi lavrado o Termo Circunstaciado de Ocorrência pela PRF para a adoção das medidas cabíveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário