domingo, 24 de março de 2019

Maranhenses aproveitam o final de semana para cuidar da saúde durante edição especial do Mais Saúde


Com cerca de 140 profissionais de diferentes especialidades prestando atendimento, o Governo do Maranhão realizou uma edição especial do Mais Saúde Mulher, neste sábado (23), no Centro de Ensino Bacelar Portela, em São Luís. A ação alcançou mulheres de todas as idades do Ivar Saldanha e bairros adjacentes.

O governador Flávio Dino explicou que o evento é uma continuidade da programação alusiva ao Dia Internacional da Mulher, que foi comemorado no dia 8 de março. “Já tivemos várias atividades coordenadas pela SEMU [Secretaria de Estado da Mulher] em que procuramos conjugar ações de mobilização, conscientização, cidadania, de debates sobre direitos, com ações relativas a serviços”, ressaltou.



Ele enfatizou ainda que o Mais Saúde tem cumprido um papel de alta relevância, já que é realizado o ano inteiro em várias unidades de saúde de todo o estado. “O que nós estamos vendo aqui é o desdobramento desse Mais Saúde, especificamente voltado às mulheres”, pontuou.

Segundo o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, a edição especial do Mais Saúde mantém o foco na prevenção do câncer de colo do útero, por isso um incentivo a vacinação de meninas contra o Papilomavírus Humano (HPV). “Infelizmente o HPV mata mais que o câncer de mama em nosso estado. A vacina de prevenção é ofertada gratuitamente em toda a rede de saúde do estado. Enquanto que nas unidades particulares cada dose aplicada custa 600 reais, na rede pública ela é gratuita e ao alcance das meninas de 9 a 14 anos”, destacou.

As participantes do Mais Saúde Mulher tiveram acesso a 120 consultas em ginecologia e 180 exames preventivos, 140 consultas em clínica médica, 120 em pediatria, 100 em dermatologia e 140 em nutrição.



A edição especial do Mais Saúde também ofertou aferição de pressão e glicemia, testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), como sífilis e HIV, consultas com farmacêutico do Programa Farmácia Viva, para prescrição de fitoterápicos e remédios de plantas medicinais, além de atendimentos de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (massoterapia, reiki e auriculoterapia).

Também estiveram na ação de saúde, o vice-governador Carlos Brandão, a subsecretária de Estado Saúde, Karla Trindade; a secretária de Estado da Mulher, Ana Mendonça; a primeira-dama do Maranhão, Daniela Lima; e o deputado federal Márcio Jerry

Nenhum comentário:

Postar um comentário