domingo, 24 de março de 2019

VÍDEOS: Casarões desabam no Centro Histórico de São Luís


Em pior situação ficou um casarão localizado na Rua Jacinto Maia, no Centro Histórico de São Luís. O imóvel veio todo abaixo. Veja o vídeo:



Parte de um outro imóvel também no Centro Histórico de São Luís cedeu nas proximidades da Praça Dom Pedro II. Autoridades foram até os locais que registraram desabamentos para avaliar as situações e tomar providências.



As vistorias foram realizadas pelo prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior, o secretário estadual de cultura, Diego Galdino, o comandante geral do Corpo de Bombeiros do Maranhão, o Cel. Célio Roberto e o superintendente do Iphan no Maranhão, Maurício Itapary. Além de secretários municipais. 

O superintendente do IPHAN no Maranhão destacou que muitos proprietários de imóveis já foram notificados do risco de desabamento. Só que não tomam os devidos cuidados para evitar o desastre. O superintendente do Iphan, Maurício Itapary, destacou a necessidade da participação dos donos de imóveis no Centro Histórico quando se trata de preservação. "Estamos tentando reduzir os danos materiais. Os donos deste prédio foram notificados por diversas vezes pela Defesa Civil e pela superintendência do Iphan para tomar providência e evitar o que aconteceu. Os órgãos públicos não podem fazer sozinho aquilo que o proprietário do imóvel não deseja fazer. Ele é parte fundamental da preservação. Esse patrimônio histórico pertence à população e ela tem que nos ajudar a preservá-lo", assinalou.

A grande maioria dos casarões sequer são habitados, ou mesmo há uma preocupação dos proprietários em saber qual o estado dos prédios, preocupação com a estrutura e manutenção dos casarões. A Defesa Civil teve a preocupação também de desocupar os prédios que apresentavam risco de desabamento. O Corpo de Bombeiros isolou as áreas de risco. 


"Para nós o mais importante, em primeiro lugar, foi que não tivemos vítimas fatais. Em situações como essas, devemos primar pela vida, o nosso bem maior. O Corpo de Bombeiros, a nossa Defesa Civil Estadual, trabalhou durante todo esse domingo atendendo a grande demanda de ocorrências. Estamos fazendo todos os levantamentos, com foco sempre na prevenção. O trabalho teve início desde o ano passado, quando tivemos ações de conscientização nos casarões habitados que ameaçavam desabar. As pessoas, felizmente, que moravam nestes imóveis foram sensíveis as orientações do Corpo de Bombeiros. Estamos atentos e trabalhando 24 horas para atender a população", pontuou Cel. Célio Roberto, Comandante do Corpo de Bombeiros do Maranhão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário