sexta-feira, 5 de abril de 2019

Governo e Prefeitura celebram acordo para implantar tratamento de iodoterapia na rede pública de saúde


O Governo do Maranhão avança na implantação do tratamento de iodoterapia – indicado para pacientes diagnosticados com câncer na tireoide. O Governo, a Prefeitura de São Luís e o Hospital Aldenora Bello celebraram acordo, nesta quinta-feira (4), na Vara de Interesses Difusos e Coletivos.

O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, destacou a importância da implantação do serviço no estado. “Será uma conquista muito grande. Com o quarto terapêutico, o paciente não precisará recorrer ao tratamento em clínicas privadas. Existe uma demanda reprimida, mas esperamos resolver agilmente e atender a todas as pessoas nessa situação, pois esse é o compromisso da gestão estadual”, afirmou.

O juiz Douglas de Melo Martins, titular da Vara de Interesses Difusos e Coletivos de São Luís, presidiu a sessão e se mostrou otimista com os resultados alcançados na homologação do acordo. “Relevantíssimo o que ocorreu hoje. Um acordo fundamental para garantir o direito à saúde das pessoas, principalmente aquelas que tem o câncer de tireoide. A habilitação desse serviço é muito importante. Com o esforço de todas as instituições, em um diálogo institucional, conseguimos que esse serviço seja prestado à população o mais breve possível”, disse.

No acordo, Estado e Município assumem compromisso de celebrar contrato com o Hospital Aldenora Bello para realização de rádio iodoterapia integral. A medida deve ser implantada após liberação da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), por se tratar de um procedimento que usa material radioativo.

“É um avanço na esperança de cura no tratamento que é eficaz e que as pessoas não estavam conseguindo ter acesso na rede pública. Isso reforça que acordos que buscam solução e não punição tem muito mais efeito prático, e com menos tempo de implantação. Todos aqui saem ganhando, sobretudo, a população”, destacou o secretário de Saúde de São Luís, Lula Fylho.

O Hospital Aldenora Belo – única unidade que disponibiliza o procedimento pelo Sistema Único de Saúde – passou um ano sem realizar o serviço após fim do contrato com a antiga empresa. Com o acordo, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) e a Secretaria Municipal de Saúde (Semu) de São Luís passam a arcar com 60% e 40% das despesas operacionais do serviço, respectivamente.

Com o comprometimento dos órgãos públicos, a unidade poderá atender toda a população. “O tratamento de câncer por iodoterapia voltará a ser realizado após a conclusão das obras do quarto terapêutico, das adequações exigidas pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) e a liberação do credenciamento pela CNEN”, explicou Antônio Dino, vice-presidente da Fundação Antônio Dino, mantenedora do Hospital Aldenora Bello.

Nenhum comentário:

Postar um comentário