![]() |
Foto Reprodução |
Apesar de faltar mais de um ano para a eleição municipal de 2020, nos bastidores políticos, permanecem as tratativas pensando na sucessão.
Políticos tentam se viabilizar a candidato, com foco na Prefeitura de São Luís.
Vários nomes já foram especulados nos grupos políticos e partidos. O DEM tem como favorito para concorrer no pleito do próximo ano, o deputado estadual Neto Evangelista. O PDT tem como nome forte Osmar Filho para a sucessão na capital São Luís. Bira do Pindaré (PSB) corre por fora. Todos da base governista.
Pelo PCdoB, partido do governador Flávio Dino, dois são os nomes fortes, o deputado federal Rubens Pereira Júnior, licenciado e atualmente ocupando a Secretaria Estadual das Cidades. E Duarte Júnior, deputado estadual. A favor deste último pesam fatos muito recentes, como a última eleição em 2018. O advogado foi o deputado estadual mais votado na capital São Luís e o terceiro mais bem votado no Maranhão para ocupar uma cadeira na Assembleia Legislativa, ou seja, chegou com força. É uma forte opção para comandar o Executivo Municipal!
A votação de Duarte Júnior, inclusive, trouxe muita ciumeira em boa parte da classe política, principalmente aqueles mais antigos, que viram a ascensão de um político jovem e promissor.
Além da histórica votação entre o eleitorado ludovicense, Duarte Júnior também fez história dirigindo o Procon e o Viva Maranhão, dois órgãos de extrema importância na gestão estadual. Conseguiu reestruturar o Procon Maranhão, com a garantia de direitos aos cidadãos maranhenses, notadamente aos consumidores. No Viva, garantiu a expansão do órgão, com a abertura de mais postos de atendimento na Região Metropolitana e em todas as regiões do estado.
Histórico recente que qualifica Duarte Júnior a concorrer a Prefeitura de São Luís. Um jovem político, visionário, com ideias e humilde.
Pela oposição nomes já foram especulados, como o deputado estadual Adriano Sarney, que não deve vingar. Kátia Bogéa também teve seu nome ventilado. E mais recentemente outro nome que surgiu foi o do ex-deputado federal Victor Mendes, que não conseguiu sequer se reeleger na eleição passada.
Eduardo Braide é outro nome de força. O deputado federal tem adotado o comportamento de uma terceira via, contra o governo e não apoiador do grupo Sarney.
Outro nome que surgiu nos últimos dias, foi o do ex-prefeito Tadeu Palácio. Longe dos holofotes a bastante tempo, o médico estaria pretendendo retornar ao cenário político. Dessa vez, a candidatura de Tadeu Palácio ganhou fortes rumores que seria pelo PSL, partido do atual Presidente Jair Bolsonaro. Tadeu tenta surfar na onda Bolsonaro que tomou conta de boa parte do eleitorado brasileiro, mas não maranhense, já que no Maranhão, o atual Presidente do Brasil foi derrotado para o candidato opositor. O Presidente que vem perdendo força entre os eleitores brasileiros, com atitudes e discursos incoerentes e impopulares para boa parcela da população.
A onda que aos poucos vem se transformando em apenas uma marola.
Nenhum comentário:
Postar um comentário