O projeto “Ver com Bons Olhos”, executado pelo Hospital Macrorregional Drª Ruth Noleto, em Imperatriz, realizará 78 cirurgias – 68 de catarata e 10 de pterígio -, nesta sexta-feira (26). Os pacientes foram classificados como aptos para os procedimentos cirúrgicos após uma triagem. No total, foram realizadas 120 consultas de triagem pela unidade ligada à Secretaria de Estado da Saúde (SES).
Na última edição, realizada no dia 28 de maio, 80 pacientes foram avaliados, destes 60 se submeteram a cirurgia de catarata e 20 de pterígio.
“Há um cuidado nítido com o próximo, uma vontade de realizar sonhos, de trazer sorrisos aos pacientes operados que saem da sala de cirurgia voltando a enxergar o mundo e a vida”, destacou o diretor clínico do Hospital Macrorregional Drª Ruth Noleto, Wesley Garcia.
O “Ver com bons olhos” beneficia pacientes oriundos de 43 municípios, com consultas de triagem e cirurgias oftalmológicas para tratamento de catarata e pterígio.
Desde 2017, a unidade médica realiza os atendimentos especializados a pacientes com faixa etária entre os 60 e 80 anos. Após a cirurgia, os beneficiados deverão voltar para consultas de rotina a cada três meses. O procedimento serve para averiguar se houve ou não evolução do quadro. Caso seja confirmada a necessidade do uso de colírio, o medicamento será dado de forma gratuita para auxiliar no tratamento.
Catarata e Pterígio
A catarata é uma opacidade que acomete a lente natural do olho. A enfermidade pode causar visão nublada, dificultando tarefas como ler, dirigir e enxergar com nitidez o rosto das pessoas. A maioria das cataratas se desenvolve lentamente e não perturba a sua visão no início.
Já o pterígio trata-se de uma lesão que cresce nas extremidades dos olhos. Em casos avançados, chega a cobrir a pupila e interfere na visão. As causas podem ser desde exposição à luz do sol sem uso de óculos de sol, sequidão nos olhos e irritação oculares causadas por poeira e vento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário