Uma grande festa, sob os comandos da Banda Marcial Antônio Aguiar Barbosa (BAMAB) e do Tambor de Crioula Vila São Pedro, abriu a cerimônia de inauguração da Escola Municipal Quilombola de Ensino Fundamental Paulo José Lisboa. A solenidade aconteceu nesta sexta-feira (29), na Comunidade Quilombola Sapucaial, localizada no município de Presidente Vargas.
Na ocasião, os representantes legais assinaram o decreto que alterou o nome da Escola Municipal Costa e Silva para Escola Municipal Quilombola de Ensino Fundamental Paulo José Lisboa. O nome é uma homenagem ao fundador da comunidade.
A gestora Maria Moraes dos Santos se emocionou durante a solenidade de inauguração e, em tom de desabafo, revelou que, no passado, algumas pessoas da comunidade diziam que o prédio escolar não seria construído.
“Essa escola é o caminho do desenvolvimento, é o projeto de vida para as crianças. Antes, eu vivia muito triste, porque ouvia alguém dizer que esta escola nunca seria construída. Hoje, apresento a nossa escola digna para todos, mas principalmente para as pessoas que não acreditavam na construção deste prédio. Aqui está o nosso patrimônio, aproveitem”, desabafou.
Na oportunidade, a gestora agradeceu ao Governo do Estado e autoridades do município. “Agradeço, primeiramente, a Deus; ao governador Flávio Dino; ao secretário de Educação do Estado, Felipe Camarão; ao prefeito, Wellinton Costa Uchoa e, também, ao secretário de Educação do Município, Hilton César Neves da Silva, pela realização desse sonho. A Comunidade Quilombola Sapucaial está muito feliz, muito obrigado”, finalizou.
O novo prédio escolar, que substituiu uma estrutura antiga e inadequada para a prática do ensino, recebeu investimentos na ordem de R$ 374.595,56. A nova escola possui 4 salas de aula, sala da diretoria, cozinha, banheiros e pátio interno, oferecendo mais conforto aos 220 estudantes da comunidade e dos povoados vizinhos.
Representando o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, a secretária adjunta de educação, Nádya Dutra, ressaltou a importância da parceria entre o Governo do Estado e municípios para o fortalecimento da aprendizagem.
“O governador Flávio Dino sempre demonstrou a sua alegria quando inaugura escolas no Maranhão, em especial, escolas para as crianças. É nesta fase que começa a história do nosso Estado. Escola é reunião de pessoas com o propósito de garantir um futuro digno para todo o cidadão. O Governo tem oferecido educação digna, por meio de parcerias, garantindo espaços dignos de trabalho para que a comunidade usufrua”, afirmou.
“Que a partir da experiência de cada sala de aula, da vivência que a gente tem aqui, do rufar de tambores desta comunidade, que a gente vivenciou, as crianças possam aprender com o pertencimento da sua cultura, dizendo: sou quilombola, sou negro, sou descendente afro e tenho muito orgulho do que sou e que, através da aprendizagem, as crianças, com direito garantido e com acesso à cidadania plena, possam enfrentar as diversidades da sociedade”, expressou a assessora especial do Governo, Laurinda Pinto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário