O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) intensificou as operações da Lei Seca durante as festividades de fim de ano. As blitzen do Réveillon pela Vida, como foi nomeada a operação especial, aconteceram na terça-feira (31), na Avenida Jerônimo de Albuquerque, e na madrugada da quarta-feira (1º), simultaneamente na Avenida São Luís Rei de França, Avenida Daniel de La Touche e na Estrada de Ribamar (MA-201). A operação teve parceria com a Polícia Militar, por meio do Batalhão de Polícia Militar Rodoviário (BPRv).
O tenente Roque Antônio Santos, do BPRv, explicou a razão do reforço nas operações. “Em virtude do índice de acidentes que tende a aumentar nesse período do ano por conta do aumento do fluxo de veículos nas vias, as blitzen foram ampliadas para, além de coibir, conscientizar os condutores”, relatou o tenente.
As ações de fiscalização do Réveillon pela Vida contaram com a participação da equipe de educadores do Detran-MA e do educador Willame Damasceno, do Projeto “Humanizar” desenvolvido pelo Detran-MA, que capacita vítimas de acidentes de trânsito a participarem das ações educativas, contando sua experiência de vida.
“Minha intenção é sensibilizar as pessoas para que sejam prudentes e respeitem as leis de trânsito. Sempre falo sobre a minha atitude irresponsável que me levou a ser cadeirante e sobre a importância de adotar posturas corretas que contribuam para um trânsito mais seguro”, afirmou Willame Damasceno.
Para o chefe da Divisão de Estatísticas do Detran-MA, Pabyo Mendes, que coordenou a Operação Lei Seca do Réveillon, a educação para o trânsito é uma das principais ferramentas para a mudança de atitude dos condutores no trânsito.
“Um cidadão consciente respeita a legislação de trânsito e se preocupa com as suas atitudes. O maior objetivo das nossas ações é mostrar para a população que se cada um fizer sua parte, a paz no trânsito pode virar uma realidade. Colabore e ajude a salvar vidas, inclusive a sua”, destacou.
Durante a operação, foram registradas 503 abordagens a veículos, 443 testes do etilômetro (bafômetro), 41 recusas e 27 autuações a condutores que dirigiam sob o efeito de álcool, conforme o Art. 165. Uma pessoa foi conduzida à delegacia de polícia por crime de alcoolemia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário