quarta-feira, 4 de março de 2020

Ministro do Meio Ambiente visita São Luís e afirma que não haverá mais vazamento de óleo de navio encalhado


O Ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles chegou à São Luís na noite desta terça-feira (3). Na manhã de hoje, quarta-feira, 4 de fevereiro, concedeu uma entrevista coletiva a imprensa. O ministro veio acompanhar os trabalhos que estão sendo realizados envolvendo o acidente com o navio mercante coreano Stellar Banner, encalhado desde o dia 25 de fevereiro, há aproximadamente 100 km da Costa Maranhense.

São três mil e quatrocentas toneladas de oléo no navio carregado com mais de trezentas toneladas de minério de ferro. O Ministro confirmou que cerca de 300 litros de óleo que entraram em contato com a água após o acidente foram dissipados e que não é possível ainda haver confirmação de que isso será prejudicial ao meio ambiente.

As autoridades confirmam que não haverá mais o vazamento de óleo e minério de ferro para água, mesmo assim medidas preventivas já foram e estão sendo tomadas como a colocação de barreiras. O material deve ser retirado do navio entre os dias 8 e 10 deste mês, segundo confirmou o Ministro.

A Marinha confirmou que seis mergulhadores já iniciaram os trabalhos para avaliar as avarias causadas a embarcação por conta do acidente. Além disso, robôs aquáticos também estão sendo utilizados.  

Após a coletiva o Ministro deixou o Complexo do Jenipapeiro para fazer um sobrevoo pela área em que o navio permanece encalhado. A expectativa é que o sobrevoo durasse cerca de trinta minutos. Em seguida o ministro Ricardo Salles retornaria à Brasília para conversar com outros Ministros, a exemplo da Infraestrutura, Tarcísio Freitas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário