As obras de expansão de leitos para tratamento de pacientes infectados pelo Coronavírus (Covid-19) permanecem a todo vapor no Maranhão. Nesta terça-feira (31), o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, visitou a preparação dos 52 leitos que estão sendo instalados no Hospital Dr. Genésio Rêgo. Mais de 200 profissionais, divididos em três turnos, trabalham em ritmo acelerado para concluir a obra.
“Em duas semanas, avançamos bastante no preparo da estrutura. Nossas equipes estão trabalhando 24 horas por dia, em turnos diferentes, inclusive nas madrugadas, para entregar esta obra. Dessa forma, continuaremos a dar respostas rápidas no tratamento das pessoas diagnosticadas com o vírus, assim também tranquilizamos a população. Vamos vencer esta guerra, pois o Maranhão é muito maior do que o coronavírus”, destacou o secretário.
O Hospital Dr. Genésio Rêgo fica localizado na Avenida dos Franceses, ao lado da sede do Detran-MA, em São Luís. Serão 39 leitos de enfermaria e mais 13 para tratamento intensivo (UTI). As obras de reforma e ampliação estão sendo realizadas em parceria com a Secretaria de Governo (Segov) e, após concluídas, ficarão na retaguarda das unidades referência do estado na assistência aos pacientes classificados como casos graves do Covid-19.
Segundo o médico e assessor especial da SES, Rodrigo Lopes, após vencida a luta contra o coronavírus, os leitos já têm destino garantido. “Depois de passada a crise do Covid-19, as instalações com os 52 leitos serão absorvidas e redirecionadas para atender a demanda de radioterapia”, explicou.
O Governo do Estado também já disponibilizou leitos de UTI e enfermarias em todas as unidades macrorregionais e regionais distribuídas pelo Maranhão. Na capital, foi montado um fluxo para atendimento onde as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) Itaqui-Bacanga, Araçagi, Cidade Operária e Vinhais darão suporte às pessoas com sintoma gripal por mais de uma semana, realizando o primeiro atendimento e triagem em estruturas montadas na parte externa.
Vacinação
Aproveitando o fim da visita técnica ao hospital, o gestor da saúde estadual foi até o ponto de vacinação, disponibilizado pelo Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), na área de provas práticas do exame de habilitação de condutores, localizada no Castelinho, na Vila Palmeira. O espaço está sendo utilizado como atendimento drive thru para imunização contra Influenza e gripe H1N1 de pessoas com 60 anos ou mais.
De acordo com diretora geral do Detran-MA, Larissa Abdalla, somente na segunda-feira (30) foram vacinadas 1.520 pessoas. “Este é o retrato do somatório de todos os esforços de todos os órgãos públicos envolvidos. Unidos à Secretaria Municipal de Saúde de São Luís, já vacinamos mais de 750 pessoas. Acreditamos que até o final do dia venhamos a superar o quantitativo do primeiro dia da estratégia aqui no local”, comentou.
A iniciativa é resultado da parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e Secretaria de Estado da Saúde (SES), com o apoio do Detran-MA, do Batalhão da Polícia Militar Rodoviária (BPRv) e do Corpo de Bombeiros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário