O Governo do Estado do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA), realiza o lançamento da campanha Maranhão Contra o Fogo 2021, nesta quinta-feira (2), a partir das 16h, no Bosque dos Ypês, Bairro Aeroporto, em Lima Campos.
A campanha, em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) e as Prefeituras Municipais, objetiva a realização de curso de formação de brigadistas, direcionado a dez pessoas selecionadas em municípios que concentram expressivo quantitativo de focos de queimadas no Maranhão, a fim de combater queimadas ilegais e incêndios florestais. Dentro da campanha, a SEMA doará equipamentos às prefeituras municipais visando a formação dos brigadistas.
"Nós temos o lançamento da operação 'Guardiões do Bioma', que compreende nove estados da Amazônia Legal e o Maranhão está dentro deste contexto. E o intuito é só um, que é combater e prevenir as queimadas. Nós temos que manter essas queimadas em um número aceitável, haja vista que todos os anos o nosso estado tem enfrentado essa grave crise que tem causado problemas para o meio ambiente e para a saúde das pessoas", explicou Coronel Célio Roberto, comandante-geral do Corpo de Bombeiros.
O Programa surge devido a principal problemática relacionada às queimadas e incêndios florestais na contemporaneidade, que é a geração de impactos ambientais negativos, considerando que eles podem prejudicar a fauna e a flora ao reduzir a vegetação, diminuir a fertilidade do solo e comprometer a qualidade do ar. Além disso, podem trazer prejuízos à saúde humana, pois contribuem para o aparecimento ou agravamento de doenças, principalmente respiratórias.
Destacamos que, em virtude da pandemia do Covid-19, as medidas de prevenção descritas no Decreto n° 36.203, de 30 de setembro de 2020, serão adotadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário