O Governo do Estado realizou, nesta sexta-feira (8), na Praça Mestre Antônio Vieira (Monte Castelo), a 4ª edição do Saúde na Praça, desta vez com foco na saúde mental. No total, foram 637 atendimentos em diversos serviços. Realizada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), a ação contou com a parceria da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH).
Foram oferecidos serviços de consultas psiquiátricas e atendimento psicológico, além de aferição de pressão e glicemia, testes rápidos, exame preventivo, vacinação e avaliação nutricional. Também houve triagem cirúrgica nas áreas de ginecologia, cirurgia geral e urologia.
O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, acompanhou os atendimentos. “Estamos oferecendo, através desta edição, um cuidado especial à saúde mental, investindo em serviços que ajudem a população a compreender a importância de cuidar da mente assim como se cuida do corpo. É uma atividade que também facilita o acesso a procedimentos especializados”, disse Carlos Lula.
O presidente da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), Marcos Grande, explica que a 4ª edição do Saúde na Praça vem com um conteúdo voltado à saúde mental, de forma a facilitar também o acesso aos serviços de saúde nessa área.
“Nós sabemos que os últimos meses foram muito difíceis, não só para os maranhenses, mas também para todos os brasileiros. A pandemia impactou em diversas áreas e o Governo do Estado, preocupado com a saúde mental dos maranhenses, tem feito diversas ações. O Saúde na Praça vem para contribuir nesse aspecto, identificando quem precisa e, se necessário, encaminhando para um serviço referenciado”, disse Marcos Grande.
A diretora geral do Hospital Nina Rodrigues, Gabrielle Romanhol, comentou que a ação é também em alusão ao Dia Mundial da Saúde Mental, 10 de outubro. “Essa ação acontece no nosso território, onde está localizado o hospital Nina Rodrigues e onde estão concentrados também demais os serviços de saúde mental do Estado, para que a população entendesse também que o hospital faz parte dessas atividades que podem gerar prevenção. A gente sai do Nina Rodrigues e vem até a comunidade para que eles conheçam um pouco desses serviços”, disse.
Nenhum comentário:
Postar um comentário