O governador Flávio Dino inaugurou uma unidade do Restaurante Popular no município de Caxias, em evento nesta segunda-feira (22). O equipamento fortalecerá a segurança alimentar e nutricional da população em situação de vulnerabilidade. A entrega dá prosseguimento ao plano do Governo do Estado, na ampliação do número de Restaurantes Populares no Maranhão – a maior rede do país. O programa é coordenado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes).
“O Restaurante Popular é para a população. Qualquer pessoa pode chegar ao local e com R$ 1 ter acesso à refeição, que pode ser consumida no próprio restaurante ou ser levada. Uma rede que está em todo Maranhão, é referência e a maior rede desses equipamentos no país. A preocupação do Governo é justamente levar mais qualidade de vida para as pessoas, por meio da refeição a preço acessível, com ações paralelas diversas, na compra dos produtos da agricultura familiar e, assim, estimulando a produção local e, também, garantindo a segurança alimentar”, pontuou a coordenadora estadual da rede de Restaurantes Populares do Mais IDH, Marijôse Santos.
O Restaurante Popular de Caxias vai oferecer diariamente 1,5 mil refeições, sendo 1.000 no almoço e 500 no jantar, ao valor de R$ 1, conforme decreto do governador Flávio Dino. As unidades atendem a partir das 11h, para almoço; e às 17h, para jantar. Cada pessoa pode ter acesso a até duas refeições por compra. Com mais esse equipamento, o Maranhão passa a contar com 60 Restaurantes Populares – antes de 2015 eram apenas seis.
Por ser uma cidade polo, que recebe moradores de toda a região, com o Restaurante Popular, as despesas de alimentação não serão mais problema para o segmento da população que mais necessita. A unidade oferecerá alimentação de qualidade a um preço bastante acessível, pensando no bem-estar daqueles que mais precisam. O Restaurante Popular é um espaço de cidadania e participação social, com a articulação e contribuição de diferentes setores do governo.
O público prioritariamente atendido compreende pessoas mais vulneráveis socialmente, em situação de insegurança alimentar e nutricional. Além do fornecimento diário de refeições, são oferecidos os serviços de avaliação e orientação nutricional, palestras de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) e oficinas de Educação Alimentar e Nutricional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário