Foi entregue em Imperatriz, nesta quarta-feira (21), uma unidade regional do Laboratório Central de Saúde Pública do Maranhão (LACEN). O equipamento será importante para realizar diagnóstico de saúde pública, fortalecendo assim a atuação da vigilância epidemiológica do Estado. O diferencial será a garantia da acessibilidade dos municípios da região tocantina aos exames de média e alta complexidade.
A entrega contou com a presença do secretário chefe da Casa Civil do Estado do Maranhão, Sebastião Madeira. “Na área da saúde, o Maranhão se transformou com grandes estruturas e com modernos equipamentos e aqui é um exemplo. O Lacen de Imperatriz é um laboratório para exames de alta complexidade”, pontuou Sebastião Madeira.
“Estamos entregando o Lacen em Imperatriz, o segundo laboratório da rede do Estado, agora na Região Tocantina. É um equipamento que vai atender diretamente mais de 40 municípios agilizando o diagnóstico e direcionando melhor os cuidados aos pacientes”, reforçou o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.
O Lacen de Imperatriz será referência também para o diagnóstico de doenças com impacto na saúde pública, monitoramento da qualidade diagnóstica, apoiando a atuação do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS), da Vigilância Epidemiológica, e assim subsidiando o planejamento das ações de controle das doenças.
O equipamento será gerenciado pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH). “Acima de qualquer coisa, o Lacen ajuda a saúde do Maranhão a salvar mais vidas e, por conseguinte, com as análises laboratoriais, nos ajuda a formular e implementar políticas públicas. Descentralizando para Imperatriz, a gente consegue reduzir esse tempo da amostra que seria levada para São Luís”, frisou o presidente da EMSERH, Marcello Duailibe.
“A vigilância epidemiológica trabalha com dados e números que são liberados pela gente do laboratório. A celeridade na liberação do diagnóstico é importante para a intervenção, é fundamental para saúde pública de qualquer estado”, disse o diretor geral do Lacen-MA, Lídio Goncalves Lima Neto.
O Lacen de Imperatriz está instalado no prédio da Regional de Saúde, localizada na Rua Coriolano Milhomem, em um espaço de 166 metros quadrados e vai funcionar com 12 colaboradores, sendo 4 bioquímicos biomédicos; 1 farmacêutica, 4 técnicos em laboratório e 3 técnicos administrativos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário