terça-feira, 25 de julho de 2023

PAÇO DO LUMIAR: Pesquisa aponta preferência do eleitorado por Maru na prefeitura

 


Um levantamento realizado pela Solução Consultoria no município de Paço do Lumiar, divulgado pelo Podcast ‘Pinga Fogo’, da Rádio Cultura FM (106.3 MHz), revelou empate técnico entre o empresário Fred Campos (PP) e o presidente da Câmara Municipal, Jorge Maru (Republicanos), na versão espontânea de intenção de voto – quando não são apresentados nomes dos candidatos e o entrevistado fala o que lhe vem à cabeça quando é questionado em quem pretende votar.

De acordo com a pesquisa espontânea, Fred soma 11,1% contra 10,4% de Maru. Como a margem de erro é de 5 pontos para mais ou para menos, eles estão tecnicamente empatados.

Neste cenário, o ex-prefeito Gilberto Aroso ocupa o quarto lugar, mas muito distante, somando apenas 2,7%. A prefeita Paula Azevedo, mesmo sem poder se candidatar ao terceiro mandato, ainda foi lembrada por 7,5% dos eleitores. Outros somam 1,9%. Brancos e nulos foram 7,0%

Além do percentual de definição de voto, a pesquisa mostrou que grande parte do eleitorado luminense não tem na cabeça um nome definido como seu candidato a prefeito, pois 59,3% afirmaram não saber em quem vão votar ou não responderam.


Já na pesquisa estimulada, quando o entrevistado é confrontado com uma lista de pré-candidatos a prefeito, Jorge Maru vence com folga os confrontos com Fred Campos e Gilberto Aroso.

Os confrontos também ocorreram entre Fred Campos e Gilberto Aroso, único adversário que Campos leva vantagem. A pesquisa também listou o vereador mais atuante e fez outros questionamentos como a avaliação da gestão Paula, perguntou “se o eleitor votaria em um nome indicado pela prefeita” e a rejeição dos prefeituráveis.

Metodologia

A pesquisa ouviu 413 eleitores em diversos bairros da cidade, no período de 13 a 16 de julho, com uma margem de erro de 5% para mais ou para menos, e confiabilidade de 95%.

Veja os cenários

Vereador mais atuante



MARU X FRED


MARU X AROSO


FRED X AROSO




Fonte: Blog Isaías Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário