Os investimentos do Governo do Estado na área de Educação são um dos destaques do Encontro de Prefeitos e Prefeitas, evento acontece até sexta-feira (25) no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, no Multicenter Sebrae, em São Luís. Ao promover a iniciativa, o objetivo da gestão estadual é aprofundar o diálogo com os gestores municipais e ampliar o alcance das políticas públicas de diversas pastas do Executivo em todo o estado.
Presente ao evento, o vice-governador do Estado, Felipe Camarão, destacou ações inovadoras que têm impactado o ensino estadual nos últimos anos. “Na área da educação, especificamente nos últimos 10 anos, tivemos avanços significativos desde as Estações Techs, que incentivam a inovação, tecnologia e acessibilidade", disse. "Com relação a alfabetização nos municípios, a gente acredita que vai alcançar a meta da alfabetização mais uma vez. O Maranhão, que antes era o 24° lugar na alfabetização de crianças, hoje ocupa a 10° posição e deve crescer ainda mais no ranking”, completou Camarão.
Além de alfabetizar mais crianças, o estado também melhorou a oferta do ensino público em várias modalidades. Segundo o Censo Escolar 2024, o estado ocupa a 4ª colocação nacional em oferta de escolas de tempo integral para o ensino fundamental, ampliou a matrícula em todas as modalidades de ensino e alcançou a marca de 88% das matrículas do ensino médio. Iniciativas como o Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) contribuíram para aumentar a permanência dos alunos nas salas de aula.
“Temos, ao todo, 55 Iemas Plenos funcionando com permanência do estudante em 9 horas e 20 minutos na escola", afirmou a coordenadora do modelo pedagógico do Iema, Kennya Castro. "Isso ajuda a resgatar os jovens de situações de risco e vulnerabilidade social, e com certeza permite mais inclusão no mundo do trabalho”, concluiu Kennya.
Outras experiências, como os programas ProfiTec, Ensinar, Proetnos e Uemanet, coordenados pela Universidade Estadual do Maranhão (Uema), também estão sendo apresentadas aos gestores municipais durante o Encontro de Prefeitas e Prefeitos. Os programas são voltados para a formação de professores e ampliação do acesso ao ensino superior.
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) também aproveitou o encontro para apresentar a trajetória do Pacto pela Aprendizagem e a melhoria contínua do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, comprovando os avanços no ensino estadual.
Nenhum comentário:
Postar um comentário