Com obras em fase de conclusão, o novo Banco de Leite Humano da Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão (MACMA), equipamento que integra a Rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES), representa o fortalecimento do apoio dado pelo Governo do Estado à cultura do aleitamento humano e amamentação.
Durante visita feita esta semana nas instalações, o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, observou a disposição do espaço, salas e também conversou com profissionais que atuam no serviço especializado em coleta, processamento, controle de qualidade, armazenamento e distribuição de leite materno doado por mulheres que estão amamentando.
"O leite humano é mais que nutrição, é desenvolvimento pleno. Por isso, estamos investindo na nova sede do Banco de Leite da MACMA de forma que isso resulte no aumento do número de coletas e doações, consequentemente no alcance de bebês recém-nascidos e prematuros que poderão receber alimentação padrão ouro, e de mães que não precisarão fazer o desmame precoce de seus filhos", disse o secretário Tiago Fernandes.
O novo espaço conta com salas para lactantes, coleta de leite materno, recebimento de frascos, pasteurização de leite humano, higienização, além de outros serviços. Além disso, as mães com dificuldades para amamentar poderão receber atendimento com mais conforto e orientação para o aleitamento materno.
No período de janeiro a maio de 2025, o Banco de Leite Humano da MACMA realizou 694 visitas domiciliares, contabilizou 724 doadoras cadastradas, coletou 560,9 litros de leite, distribuiu 427,3 litros e ainda possibilitou 4.132 atendimentos individuais.
Presente durante a visita, a supervisora do Banco de Leite Materno da MACMA, Irenildes Costa, comentou que o novo banco de leite irá triplicar o processamento. "Sem dúvida isso irá impactar nas campanhas e coletas. Tanto é que nesta última, realizada em maio, estamos sentindo os impactos agora, no final de junho, com 127 litros de leite coletados".
Mais obras
Além do Banco de Leite Humano, a Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão também está recebendo serviços de reforma e ampliação no setor de UTI Neonatal. Assim que finalizadas as obras, a unidade contará com 40 leitos, ofertando assim maior conforto para os pais e melhores condições de cuidado aos recém-nascidos.
Para garantir a integração dos serviços, também está sendo construído um lactário próximo ao Banco de Leite e à UTI da maternidade. Todo o trabalho de reforma, ampliação e construção está sendo realizado pela Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra).
Nenhum comentário:
Postar um comentário