O Governo do Maranhão esteve representado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) no o VIII Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países e Comunidades de Língua Portuguesa, em Manas (AM). Além de experiências e avanços na área ambiental foi montada a exposição “Maranhão de Encantos” com registros fotográficos das belezas das unidades de conservação retratadas em seus três diferentes biomas.
Para o secretário da Sema, Pedro Chagas, discutir a centralidade da educação ambiental é um desafio que tem papel estratégico e fundamental principalmente no contexto da COP30, prevista para novembro. “As ações da Sema têm tido essa preocupação de potencializar o trabalho da educação ambiental, fortalecendo as redes de cooperação e o trabalho de formação, para incentivar práticas sustentáveis e de enfrentamento dos desafios ambientais, um compromisso do Governador Carlos Brandão”, destacou o secretário.
O congresso, considerado o maior evento internacional sobre educação ambiental reunindo países e comunidades de língua portuguesa, foi realizado no período de 21 a 25 de julho, em Manaus (AM) com o tema “Educação ambiental e ação local: respostas à emergência climática, justiça ambiental, democracia e bem viver”. O objetivo foi incentivar o amplo diálogo e o compromisso na cooperação entre os países que fazem parte da comunidade lusófona.
Três trabalhos da Sema foram apresentados durante o evento. O projeto “Conexão Ambiental”, o projeto “Despertar olhares para conservação” e a exposição “Maranhão de Encantos”.
O Conexão Ambiental percorreu diversos municípios maranhenses capacitando professores, gestores de educação, gestores públicos e representantes da sociedade civil para construir planos de educação ambiental nos municípios com habilitação para o licenciamento ambiental.
O projeto Despertar Olhares para Conservação relatou experiência de educação ambiental não formal na área de proteção ambiental da região do Maracanã, onde vêm realizando atividades de conscientização integrando pessoas e meio ambiente.
Exposição Maranhão de Encantos
Durante o congresso, o estado também foi destaque com a exposição “Maranhão de Encantos” que retratou em belas imagens os biomas da Amazônia, Cerrado e Caatinga, além das áreas úmidas declaradas sítios Ramsar (áreas úmidas de importância internacional reconhecidas pela convenção sobre zonas úmidas - Convenção de Ramsar), como as reentrâncias e Baixada Maranhense.
Com 28 unidades de conservação, sendo 15 de gestão estadual, a mostra apresentou registros da fauna, flora e ecossistemas captados com viagens e atividades de campo nas áreas protegidas, tornando-se um elo de comunicação com o público, que se sensibiliza com a importância e valor intrínseco desses espaços.
Nenhum comentário:
Postar um comentário