quinta-feira, 18 de setembro de 2025

Sede da Promotoria Distrital da Zona Rural é inaugurada

 

Com a presença de membros e servidores do Ministério Público do Maranhão, além de representantes de outras instituições públicas e privadas, entidades e órgãos da sociedade civil, além de moradores das comunidades da região, foi inaugurada, na manhã desta quarta-feira, 17, a sede da 7ª Promotoria de Justiça Distrital da Cidadania – polo Zona Rural, localizada no complexo do Senai, no Km 5 da BR-135, no bairro Tibiri.


No prédio, cedido pelo Senai, o MPMA atenderá demandas de moradores de 62 bairros da região, entre os quais Tibiri, Coqueiro, Estiva, Pedrinhas e Maracanã. Direitos fundamentais como saúde e educação, direito do consumidor, do idoso e da pessoa com deficiência e questões relativas à moradia adequada e saneamento básico são temas que podem ser tratados pelas Promotorias de Justiça Distritais da Cidadania.


Na ocasião, o procurador-geral de justiça, Danilo de Castro, enfatizou que a ideia da criação das Promotorias Distritais partiu do seu antecessor na chefia do MPMA, Eduardo Nicolau, como forma de aproximar ainda mais a instituição da população. “Quando dr. Eduardo tratou conosco, os seus assessores, sobre a criação das Promotorias Distritais, todos nós abraçamos a ideia de levar esse objetivo adiante. Hoje, estamos aqui materializando aquele sonho que tivemos, ou seja, aproximar a instituição da população, do povo, que é quem precisa e é destinatário dos nossos serviços”, declarou.


Da mesma forma, o titular da 7ª Promotoria de Justiça Distrital da Cidadania, Albert Lages Mendes, também enfatizou que a inauguração concretiza o compromisso da instituição em se aproximar da sociedade.  “Este momento não representa apenas a abertura de um novo espaço físico, simboliza a concretização de um ideal, o fortalecimento de um compromisso e a realização de um sonho coletivo. A missão do Ministério Público é a defesa da sociedade. Para que essa missão seja efetivada, não podemos estar distantes. A verdadeira justiça acontece quando o acesso é facilitado, quando cada voz é ouvida e quando o agente público está presente no cotidiano da comunidade”, destacou.


Idealizador das Promotorias de Justiça Distritais da Cidadania, o procurador de justiça Eduardo Nicolau ressaltou a sua satisfação em vê-las em funcionamento. “Eu queria dizer a vocês que a melhor coisa que existe é ver um sonho sonhado ser realizado. E este sonho eu tive: ver o Ministério Público onde o povo está, porque nós defendemos a sociedade”, declarou.


Também se pronunciaram na inauguração o subprefeito da zona rural, João Francisco Leitão, e a gerente do Senai, Scheherazade Bastos.


Igualmente compuseram o dispositivo de honra o presidente da Associação do Ministério Público do Maranhão, Carlos Augusto Soares, e o defensor público estadual Alex Pacheco Magalhães.


Da administração superior do MPMA também compareceram a ouvidora Sandra Elouf; a subprocuradora-geral de justiça para Assuntos Administrativos, Regina Leite; a chefe de gabinete da PGJ, Theresa Muniz de La Iglesia; o diretor-geral da PGJ, Paulo Arrais. Esteve presente ainda a procuradora de justiça Selene Coelho de Lacerda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário