sábado, 18 de outubro de 2025

SMTT investiga suposto ‘ranking de multas’ feito por agentes de trânsito em São Luís

 


A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) de São Luís informou, por meio de nota oficial, que está apurando a veracidade de informações que circulam nas redes sociais sobre a criação de um suposto “ranking” informal de aplicação de multas por parte de agentes de trânsito da capital maranhense.

De acordo com o comunicado, a SMTT tomou conhecimento de que um grupo de agentes teria elaborado uma lista classificando o número de autuações realizadas, o que, segundo a pasta, fere os princípios que regem a atividade de fiscalização de trânsito.

A secretaria foi enfática ao afirmar que não estabelece metas quantitativas de autuações e que repudia qualquer prática que comprometa o caráter educativo e preventivo das ações de fiscalização. “Qualquer conduta que desvirtue esses princípios não representa a orientação nem a postura da SMTT”, destacou o órgão.

A SMTT reforçou ainda que os agentes de trânsito devem seguir rigorosamente os princípios da legalidade, impessoalidade e respeito ao cidadão. O caso está sendo apurado com o objetivo de identificar os possíveis responsáveis.

NOTA

O presidente do Sindicato dos Agentes de Trânsito de São Luís, Marcelo Brito, se pronunciou nesta sexta-feira (17) após a ampla repercussão de um suposto ranking de multas envolvendo servidores da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT). O material, que circulou em grupos de WhatsApp, sugeria uma espécie de competição interna entre agentes baseada na quantidade de autuações registradas.

Em nota publicada nas redes sociais, Marcelo Brito negou a existência de metas ou de qualquer tipo de pressão administrativa para que os agentes emitam mais multas. Segundo ele, o trabalho da categoria é pautado exclusivamente na legislação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário