A Assembleia Legislativa do Maranhão realizou, nesta segunda-feira (1º), no Plenário Nagib Haickel, uma sessão solene marcada por homenagens a profissionais que têm contribuído de forma expressiva para a segurança pública e o fortalecimento das instituições no estado.
O evento, proposto pelo deputado Neto Evangelista, foi dividido em dois momentos: entrega da Medalha do Mérito Legislativo Sargento Sá a três policiais militares e outorga do Título de Cidadã Maranhense à procuradora de Justiça Rita de Cássia Maia Baptista. A presidente da Casa, deputada Iracema Vale (PSB), presidiu a sessão.
Receberam a Medalha Sargento Sá o Cabo PM Marcos Rodrigues Silva, o Cabo PM Kelven Eden de Freitas Santos e o Soldado PM Jardson Serra dos Santos. Os três estavam de folga quando impediram um assalto a uma loja na Avenida Guajajaras, em São Luís.
Já a procuradora de Justiça Rita de Cássia Maia Baptista, que recebeu o Título de Cidadã Maranhense, é natural do Rio de Janeiro, mas reside em São Luís desde a infância, tendo chegado à capital maranhense em 1972. Aqui construiu toda a sua trajetória profissional no Ministério Público.
“Esta homenagem à procuradora Rita Batista é, na verdade, a concessão de uma nova certidão de nascimento, transformando em uma conterrânea ela que já é maranhense de coração e há muito tempo presta um excelente serviço ao nosso estado, por meio do Ministério Público, como procuradora”, destacou o deputado Neto Evangelista.
Rita de Cássia tem uma vasta carreira no Ministério Público e atualmente exerce o cargo de diretora da Associação do MP. Neste ano, foi eleita e empossada Presidente do Conselho Nacional dos Ouvidores do Ministério Público (CNOMP).
“Entregar o título de Cidadã Maranhense à procuradora Rita de Cássia Maia Baptista é reconhecer a trajetória de uma mulher que honra o serviço público e engrandece o Ministério Público do Maranhão. Embora nascida no Rio de Janeiro, foi no Maranhão que ela construiu sua vida, sua carreira e sua missão pública, sempre atuando com ética, compromisso, humanidade e excelência. O que define alguém como maranhense não é a certidão de nascimento, mas o amor com que serve ao nosso povo, e a doutora Rita transformou espaços, fortaleceu instituições e tocou muitas vidas”, disse a presidente Iracema Vale.
Ao receber a honraria, Rita relatou a emoção de estar no Parlamento maranhense. “Estamos na Casa do Povo, e eu prezo muito as instituições e as relações que elas estabelecem entre si. Cheguei no Maranhão ainda menina, filha de pais pobres e aqui construí minha vida pessoal e profissional. Sonhava em ser advogada desde a faculdade. Realizei esse sonho em 1990, quando ingressei no Ministério Público, e lá realizei todos os meus outros sonhos. Já sou maranhense de coração e agora, de direito”, celebrou.
Coragem
Ao condecorar os policiais militares com a Medalha Sargento Sá, o deputado Neto Evangelista destacou o gesto de coragem dos militares. “Eles vestiram a sua farda mesmo não estando com ela em seus corpos. Poderiam ter ligado para o 190, mas resolveram agir. A Assembleia tem que reconhecer esse tipo de iniciativa de homens que se entregam para a segurança da nossa sociedade”, afirmou o parlamentar lembrando da atitude corajosa dos PMs.
A deputada Iracema Vale reconheceu o ato de bravura dos agraciados. “A Medalha Sargento Sá destaca três profissionais cuja atuação reflete a essência da Polícia Militar: disciplina, responsabilidade, coragem e compromisso com a vida do cidadão. Eles têm conduta irrepreensível, impacto positivo na segurança pública e uma dedicação que inspira dentro e fora da corporação”.
O Soldado Jardson Serra ressaltou o simbolismo da medalha. “É muito gratificante receber essa honraria. Ela não simboliza somente uma atitude pessoal, mas a de servir e proteger a sociedade maranhense todos os dias”, afirmou.
O Cabo Marcos Rodrigues Silva também destacou o dever policial que motivou sua intervenção. “Foi possível cumprir com o papel determinado para nós, e a entrega desta medalha é muito significativa. É um reconhecimento pelo serviço que prestamos à sociedade”, declarou.
Já o Cabo Kelven Freitas Santos, que há uma década integra a Polícia Militar do Maranhão, reforçou a emoção em receber a medalha. “É uma honra estar aqui. Agradeço ao deputado Neto Evangelista por essa homenagem tão importante. Sou baiano, mas há 10 anos estou na PM do Maranhão, sempre atuando mesmo com risco à própria vida. Estou muito feliz e satisfeito”, afirmou.
A sessão solene reuniu parlamentares, autoridades, familiares e convidados dos homenageados, que aplaudiram os reconhecimentos dedicados à coragem dos policiais militares e à contribuição institucional de Rita Baptista para o estado do Maranhão.



Nenhum comentário:
Postar um comentário