O Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc) divulgou, nesta semana, a nota de conjuntura econômica sobre o Mercado de Trabalho Maranhense referente ao mês de outubro de 2025. De acordo com dados do Novo Caged, o Maranhão encerrou o mês de outubro de 2025 com um saldo positivo de 3.293 empregos formais, resultado de 25.002 admissões e 21.709 desligamentos. Esse é o décimo mês consecutivo de geração de empregos no estado.
No mesmo período, quatro setores registraram saldo positivo em empregos formais: serviços (+1.728 vínculos), comércio (+975 vínculos), construção (+441 vínculos), agropecuária (+309 vínculos). Em contrapartida, a indústria apresentou uma queda de 160 postos com carteira assinada.
O setor serviços foi o principal responsável pelo saldo positivo de empregos, com destaque para as seguintes atividades: regulação das atividades de saúde, educação, serviços culturais e outros serviços sociais (+545 vínculos); restaurante e similares (+211 vínculos) e serviços de engenharia (+201 vínculos).
No setor de comércio, a expansão do emprego foi impulsionada sobretudo pelas atividades de comércio varejista de produtos alimentícios em geral (+229 vínculos) e comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios (+159 vínculos). Já em construção, os principais destaques foram para construção de edifícios (+292 vínculos) e construção de barragens e represas para geração de energia elétrica (+175 vínculos).
No acumulado do ano até outubro, o Maranhão registrou 33.874 admissões líquidas. Com esse resultado adicional, o número total de maranhenses empregados formalmente atingiu a marca de 692.661.
As informações são baseadas no estudo realizado pelo Imesc, utilizando dados do Novo Caged.

Nenhum comentário:
Postar um comentário