A Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh) alcançou em 2025 a marca de mais de 37 milhões de atendimentos realizados. Ao completar sua primeira década de atuação, foram mais de 300 milhões de atendimentos prestados à população maranhense.
"Esses resultados refletem o fortalecimento da política estadual de saúde conduzida pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, fruto de muito planejamento, organização dos fluxos assistenciais e qualificação da gestão. Seguimos focados na ampliação do acesso, na melhoria contínua da qualidade e no fortalecimento do SUS", frisou o secretário de estado da saúde, Tiago Fernandes.
Responsável por cerca de 70% de todos os atendimentos da rede estadual de saúde, a empresa é formada por mais de 19 mil colaboradores, que atuam em 26 hospitais, 13 policlínicas, 11 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), 10 Centros Especializados, 30 unidades da Hemorrede, dois Laboratórios Centrais, três Serviços de Verificação de Óbitos (SVOs), além de outros serviços estratégicos como a Central Estadual de Regulação, a Carreta da Mulher, a Força Estadual de Saúde do Maranhão (Fesma), entre outros equipamentos que ampliam o alcance da política pública de saúde.
Somente em 2025, as 11 UPAs administradas pela Emserh realizaram 7.654.151 atendimentos, consolidando-se como portas de entrada fundamentais para os casos de urgência e emergência em todo o estado. Já a hemorrede maranhense, coordenada pela empresa, contabilizou 802.225 atendimentos, assegurando capilaridade, agilidade no fornecimento de sangue e hemocomponentes às unidades de saúde, além de acompanhamento ambulatorial qualificado a pacientes com doenças hematológicas.
Além da gestão direta da rede assistencial, exerce papel fundamental na formação de profissionais de saúde, sendo a instituição executora das residências médicas, uni e multiprofissionais da Secretaria de Estado da Saúde.
Atualmente, são 17 programas de residência médica, quatro multiprofissionais e três uniprofissionais, totalizando 523 profissionais já capacitados, fortalecendo a assistência e garantindo um futuro mais qualificado para o SUS maranhense.
A empresa é a primeira instituição da área da saúde pública no Maranhão a conquistar a certificação ISO 9001 e a segunda empresa pública do estado a alcançar esse reconhecimento, que atesta a qualidade e a padronização de seus processos.
O ano foi marcado, ainda, por importantes entregas estruturantes. Em março de 2025, foi inaugurado o novo ambulatório do Hemomar, ampliando a capacidade de atendimento especializado aos pacientes hematológicos. No mesmo mês, a população da região dos Lençóis Maranhenses passou a contar com o Centro de Hemodiálise de Barreirinhas, levando tratamento essencial para mais perto de quem precisa.
Já em junho, foi entregue o Complexo Estadual Regulador, um marco para a organização do acesso aos serviços de saúde em todo o estado. Em novembro, o Governo realizou a entrega da reforma e ampliação do Anexo do Centro TEA, fortalecendo o atendimento especializado às crianças com transtorno do espectro autista.
Para 2026, a expectativa é que sejam realizados ainda mais atendimentos de qualidade à população maranhense. “Celebrar 10 anos da Emserh com números tão expressivos e entregas tão importantes mostra que estamos no caminho certo. São mais de 19 mil colaboradores que, diariamente, transformam diretrizes em cuidado, fazendo o SUS acontecer de forma concreta em todo o Maranhão, sempre alinhados à determinação do governador Carlos Brandão de garantir uma saúde pública cada vez mais eficiente, humanizada e acessível”, destacou o presidente da Emserh, Marcello Duailibe.

Nenhum comentário:
Postar um comentário