sexta-feira, 9 de janeiro de 2026

Governo amplia oferta de frenectomia e realiza quase 970 procedimentos em bebês em 2025

 

Em 2025, o Governo do Estado ampliou o acesso à frenectomia, procedimento indicado para a correção da chamada “língua presa”, com a realização de 968 cirurgias em bebês atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). As intervenções foram realizadas em unidades de Especialidades Odontológicas do Maranhão (Sorrir), da rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES), com foco na melhoria da qualidade de vida desde os primeiros dias de vida.

Até o ano de 2024, o procedimento era realizado exclusivamente no Hospital Dr. Juvêncio Mattos, passando, posteriormente, a ser disponibilizado em caráter ambulatorial, com data e hora marcadas, por meio do serviço de saúde bucal do governo. 

A especialidade agora é ofertada em cinco unidades do Sorrir, situadas em municípios maranhenses. As unidades são: Caxias (19 procedimentos), Coroatá (28), São Luís — Unidade Praia Grande (782 procedimentos) e Unidade São Francisco (56 procedimentos) — e Presidente Dutra (83).

“Com a especialidade de frenectomia realizada nas Unidades Sorrir, bebês de até 45 dias de vida, atendidos pelo SUS na Grande Ilha e no interior do estado, podem receber atendimento de qualidade e gratuito. Com isso, além de proporcionar melhor desenvolvimento à criança, também reduzimos a fila de espera pelo procedimento, ofertando-o de forma descentralizada”, disse o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.

O diagnóstico para a indicação da frenectomia é clínico e funcional. Ele envolve a avaliação da mobilidade da língua e, sobretudo, da função, especialmente durante a amamentação, considerando sinais como dificuldade de pega, dor materna, estalos ao sugar, fadiga do bebê e baixo ganho de peso.

No Brasil e no Maranhão, o Teste da Linguinha é utilizado como instrumento de triagem para identificar alterações do frênulo e serve como apoio para o acompanhamento médico. Dessa forma, a indicação do procedimento é resultado de uma avaliação criteriosa, preferencialmente multiprofissional, envolvendo cirurgião-dentista, fonoaudiólogo e pediatra.

Serviço

Uma vez identificada a necessidade do procedimento na criança, o encaminhamento é feito pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS), e as famílias podem procurar o Sorrir para efetuar a marcação, de forma presencial ou pelos canais oficiais do Governo do Estado: Disque Saúde (98 3190-9091), WhatsApp (98 99168-3213), aplicativo e site do Procon, além das unidades Viva/Procon.

Nos municípios onde não há unidade Sorrir, o Tratamento Fora de Domicílio (TFD) garante o deslocamento das famílias para São Luís ou para a unidade mais próxima, assegurando que nenhum bebê fique sem assistência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário