Mais do que a entrega de óculos, a ação realizada neste sábado (10), na Vila Embratel, em São Luís, evidenciou a política de cuidado contínuo em saúde dos olhos desenvolvida pelo Governo do Maranhão. Por meio do Programa Cuidar dos Olhos – Cirurgias e Óculos, coordenado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), a gestão estadual concluiu o acompanhamento oftalmológico de 698 pessoas, com a entrega gratuita de óculos de grau no Instituto Estadual do Maranhão (IEMA) Itaqui-Bacanga, como etapa final de um processo estruturado de atenção e resolução do cuidado.
Entre as pessoas beneficiadas, a entrega dos óculos marcou o encerramento de um acompanhamento iniciado com consultas e exames e o começo de uma nova rotina, com mais autonomia, segurança e qualidade de vida. A aposentada Maria Alzenira Silva, de 75 anos, destacou a importância da iniciativa para quem vive com renda limitada. “Para mim, que sou aposentada e recebo apenas um salário mínimo, esse programa é maravilhoso. Eu só tenho a agradecer a Deus e ao Governo do Estado por esses óculos que vou receber hoje. Eu realmente estava precisando e não tenho condições de comprar. Esse cuidado faz muita diferença na nossa vida”, compartilhou dona Alzenira.
Outros relatos também traduziram o impacto da iniciativa no cotidiano das famílias, especialmente na retomada de atividades comprometidas pela dificuldade visual. A estudante Maria Sofia Nogueira Rodrigues, de 7 anos, que já está na escola, comemorou a melhora na visão. “Antes, eu não enxergava bem as pessoas e as letras. Agora, com os óculos, vai ficar bem melhor para estudar”, afirmou, animada com a nova fase na sala de aula.
Considerado um dos programas de maior alcance da atual gestão estadual, o Cuidar dos Olhos estrutura uma política pública permanente de prevenção e cuidado em saúde visual no Maranhão. A iniciativa oferece consultas oftalmológicas e exames especializados e, a partir do diagnóstico, garante o encaminhamento adequado conforme a necessidade identificada, seja para cirurgias de catarata ou pterígio, seja para acompanhamento com especialista em outros agravos oftalmológicos. Quando indicado, o cuidado é concluído com a entrega gratuita de óculos de grau, assegurando continuidade no tratamento e resposta efetiva às demandas da população.
Para o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, o programa reafirma o compromisso do governador Carlos Brandão com um modelo de cuidado que acompanha as pessoas em todas as etapas do tratamento, do diagnóstico à solução. “O Cuidar dos Olhos foi pensado para não interromper o atendimento no diagnóstico. A orientação do governador Carlos Brandão é garantir que cada pessoa atendida tenha acesso à solução necessária, seja por meio de cirurgia, acompanhamento especializado ou da entrega dos óculos. Isso é cuidado integral, com impacto direto na qualidade de vida e na autonomia das famílias”, destacou.
Essa estratégia de atenção integral tem ampliado o acesso à saúde visual em diferentes regiões do estado. Desde a implantação do programa, em 2023, até dezembro de 2025, já foram contabilizados mais de 640 mil atendimentos em todo o Maranhão. Desse total, cerca de 320 mil corresponderam a consultas e exames oftalmológicos, além da realização de 54 mil cirurgias e da distribuição de 266 mil óculos de grau, consolidando o Cuidar dos Olhos como uma política pública estruturada e de alto impacto social.




Nenhum comentário:
Postar um comentário