terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Com saída de Renan, Waldir Maranhão assume presidência do Congresso

deputado federal Waldir Maranhão (PP-MA) voltou à ribalta. Com a saída de Renan Calheiros da presidência do Senado, ele assume a função de presidente do Congresso e, com ela, a tarefa de conduzir a votação do Orçamento e de vetos.



Isso ocorre porque a composição da Mesa do Congresso é composta pelos membros equivalentes nas duas Casas, alternadamente. Jorge Viana (PT) não faz parte da Mesa do Congresso Nacional. O presidente do Senado é o presidente do Congresso Nacional, já o vice-presidente é o vice da Câmara. Com a saída de Renan, Maranhão assume o comando das sessões conjuntas.



Aliado do governador Flávio Dino (PCdoB), o deputado do PP se notabilizou nacional e até internacional no primeiro semestre deste ano, após tentar, por diversas vezes, por orientação de Dino, manobras que impedissem o impeachment da então presidente Dilma Rousseff (PT). Enquanto estiver no comando do Congresso, ele deve dar um pouco de trabalho para o Palácio do Planalto. 

Ninguém merece mais uma vez Waldir na presidência! O deputado federal maranhense se notabilizou também por escândalos envolvendo o seu filho, que era funcionário fantasma no Tribunal de Contas do Maranhão e por ter sido alvo de várias manifestações de populares, inclusive enquanto presidia sessões.



O Plenário do STF deve analisar somente na quarta-feira (7) a liminar que afastou Renan Calheiros. A tendência é que o afastamento seja mantido.




Nenhum comentário:

Postar um comentário