terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Encontro da justiça eleitoral faz avaliação da eleição em 2016, já pensando no aprimoramento para 2018

O encontro reuniu o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão Desembargador Lourival Serejo, do Diretor Geral do TRE-MA, além de servidores da justiça eleitoral, chefes de cartórios de todas as 111 zonas eleitorais do estado do Maranhão e juízes membros do Conselho de Zonas Eleitorais, entre eles o Juiz Marcelo Oka que vem tendo grande destaque dentro do Judiciário Maranhense.

O objetivo do encontro foi fazer uma avaliação das eleições municipais que aconteceram em outubro deste ano, para está sempre aprimorando o processo. As próximas eleições acontecem em 2018.

O evento ocorre durante dois dias em um hotel da capital.



Entre os principais problemas durante a eleição deste ano, a violência na capital São Luís, os ataques a ônibus que ocorreram durante o pleito. Mas que não foram capazes de impedir uma eleição tranquila após a retomada da paz social, com o reforço da segurança pelas polícias civil e militar e a intervenção de tropas federais.

A avaliação do processo envolve o período pré-eleitoral, de campanha por exemplo, verificando a prática de algum crime por parte de determinado candidato, partido, coligação ou até mesmo do eleitor, passando pela fiscalização no dia da eleição para que o pleito pudesse ocorrer e possa daqui para frente acontecer dentro da normalidade, até depois do dia da eleição com o julgamento de processos.

A preparação para a eleição em 2018 já terá início em abril de 2017, segundo declarou o Presidente do TRE-MA.



Nenhum comentário:

Postar um comentário