segunda-feira, 26 de agosto de 2019

Hospital de Câncer do Maranhão comemora 5 anos com pacientes tocando o sino da cura


Em cinco anos de funcionamento do Hospital de Câncer do Maranhão, o Governo do Estado contabilizou 167.058 consultas, 10.827 cirurgias, 206.484 exames de imagem, 18.684 internações e 33.192 sessões de quimioterapia, entre janeiro de 2014 a julho deste ano. Nesta segunda-feira (26), a equipe multiprofissional, pacientes e seus familiares comemoraram a data com homenagens, apresentação da orquestra do Corpo de Bombeiros do Maranhão e um ato simbólico, quando pacientes tratados no hospital tocaram o sino da cura.

Entre pacientes e equipes da unidade, o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, ressaltou que a unidade passou a atender exclusivamente pacientes oncológicos depois que o Governo entregou, em 2017, o Hospital de Traumatologia e Ortopedia (HTO). Até então, o Hospital de Câncer mantinha uma ala ortopédica na unidade.


“O Maranhão não tinha um hospital público destinado exclusivamente para o tratamento do câncer. Para que isso se tornasse realidade, nós ampliamos a rede, sobretudo estruturamos o Hospital de Câncer do Maranhão. A expansão dos serviços executados na unidade amplia cada vez mais o alcance do tratamento oncológico. O investimento da gestão estadual garante melhorias na estrutura física e assistencial necessárias ao acolhimento dos pacientes e familiares”, frisou o secretário Carlos Lula.


Na oportunidade, o gestor estadual visitou o novo Ambulatório de Endoscopia e Colonoscopia do hospital. O serviço fortalece o diagnóstico e tratamento dos pacientes com foco no rastreamento de câncer de intestino.


Celebração
No Hospital de Câncer do Maranhão, os pacientes da unidade foram contagiados pela alegria da música conduzida por meio da orquestra do Corpo de Bombeiros do Maranhão. Na ocasião, cinco pacientes tratados no hospital tocaram o sino da cura. Para Sâmia Cardoso, de 32 anos, que tratou um tumor cerebral na unidade, a segunda-feira foi inesquecível.

“Eu recebi o meu diagnóstico de cura em setembro do ano passado. Desde então tenho feito acompanhamento médico constante aqui no hospital. O meu sentimento é de eterna gratidão. Poder tocar o sino é de uma alegria muito grande porque agora eu posso dizer estou curada”, comemorou Sâmia Cardoso.


Quem também tocou o sino da cura foi Thiago Pestana da Silva, de 23 anos, diagnosticado com Leucemia Linfóide Aguda (LLA). “Eu recebi a confirmação do câncer em 2012. Iniciei a quimioterapia e permaneci no tratamento por dois anos, seguindo depois para outras medicações. Até que em 2017 recebi a alta clínica, mas continuei fazendo os acompanhamentos. Fazer parte desta celebração me deixa muito feliz”, disse.


De acordo com o diretor clínico do hospital, Klerton Araújo, a existência do Hospital de Câncer é inovadora. “A unidade faz atendimento em oncologia geral, ou seja, prestamos assistência médica especializada contra todos os tipos de câncer. Nestes cinco anos, estamos mais do que preparados para acompanhar todos que adentrarem no local, e dizer que é possível alcançar a cura com tratamento adequado”, destacou.

A diretora administrativa da unidade, Ana Flávia Oliveira Lustosa, enfatizou a importância do fortalecimento da equipe multiprofissional. “Nós buscamos sempre oferecer uma assistência de qualidade e de forma humanizada, tanto para os pacientes como aos acompanhantes. Entre as iniciativas, temos o Cinema da Enfermarias, Sessões de Meditação”, destacou.

Também participaram da celebração a secretária adjunta de Assistência à Saúde da SES, Carmen Belfort; o diretor clínico da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh), Samuel Gregório; o coordenador da Casa do Apoio do Hospital de Câncer, Paulo Ferreira; o diácono da Igreja Católica, Carlos Augusto; o casal Fátima e Antônio Brunno, da Fundação Antônio Brunno.

Referência
O Hospital de Câncer do Maranhão, unidade estadual de referência no tratamento da doença, completou cinco anos de funcionamento no domingo (25). Além do atendimento no hospital, os pacientes e seus familiares passaram a contar, desde de dezembro de 2017, com a Casa de Apoio do Hospital de Câncer do Maranhão. Mais um espaço de assistência implantado pela gestão estadual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário