quarta-feira, 2 de outubro de 2019

Crianças com fenda palatina e lábio leporino passam por cirurgia no Hospital Infantil


Trinta crianças entre 6 meses e 12 anos serão atendidas na segunda edição da campanha de cirurgias da fenda palatina e lábio leporino realizada pelo Governo do Maranhão no Hospital Infantil Dr. Juvêncio Matos, em São Luís. A campanha será executada até quinta-feira (3) com a parceria da ONG Céu da Boca e a Smile Train.

“As crianças com lábios leporinos precisam de um acompanhamento especializado, que permanece por toda a infância e adolescência. No Hospital Infantil Dr. Juvêncio Matos são feitas cirurgias plásticas para zerar o número de crianças com fissuras do lábio leporino e palatina”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.

Na segunda-feira (30), primeiro dia de atendimento da ação, as crianças realizaram o procedimento de triagem. Foram selecionados os casos de maior complexidade. “Na campanha temos o auxílio também dos médicos cirurgiões plásticos. Os profissionais farão a reconstrução dos casos mais graves”, explicou a diretora administrativa da unidade, Andréa Moraes de Oliveira.

O Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos, da rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES), é referência para cirurgias em crianças com lábio leporino e fenda palatina. Semanalmente, às quintas-feiras, a unidade realiza cirurgias de lábio leporino e fenda palatina na unidade.

No pós-operatório, os pacientes recebem acompanhamento da equipe multidisciplinar da unidade, composta por fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, pediatras e cirurgiões plástico e buco-maxilo-facial.

Uma equipe formada por 30 profissionais participa da campanha de cirurgias da fenda palatina e lábio leporino. “A gente tende a achar que a cirurgia é somente estética, mas a cirurgia ajuda na socialização das crianças, melhora a fala e a nutrição”, explicou a cirurgiã buco-maxilo-facial do hospital, Ingrid Oliveira. Além da médica, a equipe é formada também pelo cirurgião buco-maxilo-facial, Franklin Rocha e a médica cirurgiã plástica, Cíntia Rocha.

Consideradas malformações congênitas, que ocorrem antes de o bebê nascer, o lábio leporino e a fenda palatina podem surgir juntos e atingir um ou ambos os lados do rosto. No lábio leporino, a formação do lábio superior é incompleta, o que gera uma abertura entra e boca e o nariz do bebê. Isso acontece por conta que as duas partes da face não se uniram adequadamente na gestação. A fenda palatina ocorre quando o palato (céu da boca) não se fecha. As fissuras do lábio leporino e palatina podem provocar má nutrição, má formação da dentição, dificuldades para desenvolver a fala, dentre outros problemas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário