Ações e políticas adotadas nos últimos anos pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA), fizeram com que a Região Metropolitana de São Luís atingisse mais um ano recorde na redução da criminalidade.
Em fevereiro de 2023, a Grande Ilha registrou a menor taxa de homicídios dos últimos 10 anos. Os dados mostram que, em fevereiro de 2013, por exemplo, foram registrados 41 assassinatos. Enquanto que em fevereiro deste ano, esse número caiu para 19, apresentando redução significativa de 54% nos casos de homicídios.
“É o segundo mês com recorde positivo, resultado das ações do nosso governo na segurança pública”, comemorou o governador Carlos Brandão em publicação nas mídias sociais.
Em janeiro de 2023 o Governo do Maranhão também registrou queda nesse tipo de ocorrência na Região Metropolitana de São Luís, quando comparado com o mesmo mês em 2013.
A queda no número de crimes como homicídio doloso, latrocínio e lesão corporal seguido de morte alcança os municípios que integram a Grande São Luís: São José de Ribamar, Paço do Lumiar, Raposa e a capital, São Luís.
O secretário de Estado da Segurança Pública do Maranhão, coronel Silvio Leite, falou sobre os investimentos feitos para reduzir o quantitativo no número de homicídios.
“Neste sentido, uma das ações mais destacadas foi o fortalecimento da Superintendência de Homicídios, que se ocupa, exclusivamente, da investigação destes casos. Assim como, a intensificação das Operações Integradas de Policiamento Ostensivo Preventivo. Todo esse aparato somado aos investimentos contínuos do Governo do estado resulta na redução gradativa desta criminalidade. Nos deixa satisfeitos, a cada tempo, termos essas estatísticas e poder dar resposta à população com a garantia de seu direito de ir e vir com segurança”, destacou o secretário.
Na Superintendência de Homicídios e Proteção à Pessoa (SHPP) todos os casos deste grupo de crimes são investigados e têm o inquérito instaurado de imediato. Essas investigações periódicas contribuem para a redução dos casos. Outro importante fator é o trabalho integrado e o compartilhamento de informações entre as demais unidades da Polícia Civil, com apoio da Polícia Militar do Maranhão (PMMA) e dos demais grupamentos da Segurança Pública.
Nenhum comentário:
Postar um comentário