O Maranhão integrará o Conselho Nacional de Secretarias de Comunicação apostando na troca de experiências e no debate de diversas questões fundamentais para o pleno desenvolvimento da comunicação pública. A participação do Maranhão foi decidida, de prontidão, logo na criação do Conselho Nacional, que ocorreu durante a reunião dos gestores da comunicação de 27 estados para o 1º Fórum Nacional de Secretários Estaduais de Comunicação, ocorrido em Salvador, na Bahia.
A partir do fórum inédito, ocorrido na quinta-feira (15), no Centro Histórico da capital baiana, foi criado para que secretários e secretárias pudessem trocar experiências e dialogar em cooperação para aprimorar as políticas públicas de comunicação em cada estado e, consequentemente, a nível nacional. Durante a assembleia, foram discutidas medidas para combate à desinformação e às fake news, assim como a garantia da qualidade da informação dos órgãos governamentais e a promoção da transparência.
A subsecretária de Estado da Comunicação do Maranhão, Waldirene Oliveira, que esteve na conferência representando o titular da Secom, Sérgio Macêdo, pontua que pelo ineditismo do evento e das discussões avançadas do cenário brasileiro da comunicação, foi possível instituir o Conselho Nacional de Secretarias de Comunicação.
“Há pontos importantes a serem destacados neste encontro, um deles é que esta é a primeira reunião com os secretários de todo Brasil. O outro ponto é que decidiu-se pela criação do Conselho Nacional das Secretarias de Comunicação Social, uma entidade que teve imediata aprovação e terá a participação de 23 estados”, pontuou a subsecretária Waldirene .
Ainda de acordo com Waldirene o fórum proporcionou aos secretários e secretárias a identificação de desafios comuns e o preparo para soluções conjuntas. A mobilização dos gestores deverá gerar, inclusive, uma maior capacidade de resposta no combate à desinformação.
“Foi um momento muito importante pela troca de experiências, porque a gente tem realidades diferentes por regiões, mas as questões de comunicação abordadas foram praticamente as mesmas tanto nos avanços, quanto nas dificuldades. Inclusive, se enfatizou muito a necessidade de todos os estados se fortalecerem para combater, juntos, às fake news, que é um problema de comunicação em todo o país”, completou a chefe de comunicação.
A subsecretária ressaltou, também, que devido a necessidade do engajamento e da representatividade das gestões governamentais, novos encontros e pautas já estão sendo planejadas para ocorrerem trimestralmente em outros estados.
“Também houve a troca de experiências sobre controle interno, no que diz respeito aos gastos com publicidade e comunicação como um todo. Falou-se muito também sobre a necessidade da realização de encontros periódicos, ficou definido para que essas reuniões voltem a acontecer a cada três meses, o próximo deve acontecer no Rio de Janeiro, em setembro”, comunicou Waldirene.
Em Salvador, o 1º Fórum Nacional de Secretários Estaduais de Comunicação também contou com a presença do Governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues; e do vice-governador Geraldo Júnior. Na ocasião, Jerônimo falou sobre o êxito do Conselho de Educação, que hoje é um mediador na comunicação direta com o Governo Federal, e destacou que o Conselho de Comunicação deve ser uma ferramenta de troca e de atuação, que possibilita respostas rápidas e concretas para o setor.
“Estamos aqui com representantes da comunicação dos 27 estados do Brasil, discutindo a pauta da comunicação como vetor de desenvolvimento do país, democracia e cidadania. Disponibilizamos a nossa energia, a nossa força e a nossa experiência, mas também queremos beber na fonte de cada um deles”, frisou o governador baiano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário