terça-feira, 7 de novembro de 2023

Câmara faz vista grossa em relação a escândalos envolvendo vereadores Domingos Paz e Ribeiro Neto


A Câmara de São Luís, pelo menos é o que se esperava para esta semana, desse uma resposta sobre assuntos espinhosos envolvendo o nome da Casa Legislativa. Porém, não foi o que se viu. Reveja aqui no Blog Eduardo Ericeira:

https://www.blogeduardoericeira.com/2023/11/camara-deve-analisar-essa-semana-novos.html

Dois assuntos tem manchado a imagem da Câmara de São Luís, que tem tido um papel fundamental na proposição de ações que de fato vem melhorando a vida da população da capital e desenvolvimento da cidade, e ainda, na fiscalização do Executivo Municipal, como é o caso agora do debate envolvendo o pagamento de precatório aos professores da rede municipal de ensino.

Veja também: 

https://www.blogeduardoericeira.com/2023/11/camara-derruba-dez-vetos-do-prefeito.html

https://www.blogeduardoericeira.com/2023/11/camara-vota-favor-dos-vetos-ao-pl-dos.html

Só que paralelo a forte atuação da Câmara no atendimento aos anseios da sociedade, o comportamento por parte de dois parlamentares, de certa forma mancham a imagem da Casa Legislativa, são eles: Domingos Paz e Ribeiro Neto.

O primeiro em situação mais desconfortável na Câmara, isso desde o ano passado. Domingos Paz teve seu nome citado em crimes de estupro de vulnerável e assédio sexual.

Já neste ano, o parlamentar volta a ser notícia, não pela sua atuação como vereador, mas sim pelos escândalos em que se envolve. Neste mês, Domingos Paz já se envolveu em briga com 'colegas vereadores' e mais uma vez teve seu nome denunciado na polícia por ameaças de morte feitas contra dois vereadores. O Boletim de Ocorrência na delegacia foi registrado pela Procuradora da Câmara de São Luís.

Mais um pedido de cassação deu entrada no legislativo municipal contra Domingos Paz, desta vez pelo deputado estadual Yglésio Moises, que classificou a última atitude do vereador como "inaceitável e contraproducente para a dignidade do cargo que ocupa", por conta de denúncia graves, como as citadas acima, neste ano de ameaça de morte contra vereadores dentro da Câmara de São Luís e no ano passado, de estupro de vulnerável e assédio sexual. Mesmo assim, o vereador segue trabalhando como se nada tivesse acontecido. 

A Comissão de Ética da Câmara de Vereadores, procurada pelo Blog Eduardo Ericeira, disse que chegou nenhuma nova notificação na Comissão. Setores da sociedade civil organizada, bem como a própria população de São Luís, que elegeu os representantes na Câmara, exigem que a Comissão de Ética da Casa, presidida pelo Vereador Nato Jr., apure os casos envolvendo o vereador Domingos Paz.

Outro vereador que teve seu nome citado em um recente escândalo e que virou notícia na página policial, foi Ribeiro Neto.

O parlamentar estaria envolvido, segundo Boletim de Ocorrência registrado na polícia, em uma suposta ameaça contra uma namorada (o vereador é casado), o 1º suplente de vereador de Ribeiro Neto, é Joel Nunes, atual secretário de Saúde, que pode estar próximo de assumir o mandato de vereador. No caso de Domingos Paz, o suplente é o ex-vereador de São Luís, Profº Sá Marques, ambos com essa série de escândalos e comportamentos por parte de Domingos Paz e Ribeiro Neto, que ferem o decoro parlamentar e não condizem com o cargo que ocupam, poderão sentar em cadeiras na Câmara de Vereadores de São Luís, ainda este ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário