domingo, 10 de dezembro de 2017

Após rompimento da adutora Italuís abastecimento de água deve ser normalizado em São Luís até terça (12)

O vazamento de água foi registrado na noite deste sábado (9), em Peris de Baixo, no município de Bacabeira, a aproximadamente 50 km da capital São Luís. 


A situação se deu por conta do rompimento da nova adutora do Sistema Italuís. Veja nos vídeos abaixo:






A Companhia de Águas e Esgotos do Maranhão, Caema, já havia comunicado a realização de obras conclusivas na adutora, e a suspensão do abastecimento de água até este sábado (9), mas por conta do rompimento, o abastecimento de água não foi restabelecido.

O Sistema Italuís é responsável pelo abastecimento de água em 159 bairros da capital maranhense.

Nota encaminhada pelo Governo do Estado.

Desde ontem à noite, sábado (9), a Caema e empresas privadas contratadas identificaram um problema na última conexão feita no Novo Italuís. Estão lá no local as direções da Caema e das empresas privadas contratadas e estao trabalhando no local.

O problema só foi detectado pela Caema após o reinício do bombeamento de água usando a nova tubulação, ontem. Desde então eles estão tentando resolver o problema.

A peça que deu problema na conexão foi fabricada por uma empresa privada cuja direção e equipe técnica já estão no local da ocorrência.

Desde a madrugada fiz sucessivas intervenções no problema do Novo Italuís e agora estou indo ao local para acompanhar o trabalho dos engenheiros e técnicos, declarou o governador Flávio Dino que esteve no local na manhã deste domingo (10).

Nota encaminhada pela Caema:

A Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (CAEMA) vem a público informar que:

1. Contratou as empresas privadas Edeconsil Construções e Locações, PB Construções, EIT Construções e para realizar a obra da nova adutora do Sistema Italuís.
2. Na tarde da última sexta-feira (8), foi finalizado o serviço de interligação da nova adutora, antes do prazo estabelecido.
3. Infelizmente, na noite de sábado (9), ocorreu vazamento de grande porte no começo do Campo de Peris, na junta Y. A peça, fabricada pela empresa Memps Engenharia, não suportou a pressurização na linha de distribuição.
4. Desde o momento do rompimento, equipes da CAEMA e das empresas privadas trabalham no local ininterruptamente, para a resolução do problema.
5. Na manhã de hoje, foi feito reestabelecimento emergencial, para permitir que as empresas privadas contratadas (Memps Engenharia, PB Construções, Edeconsil Construções e Locações e EIT Construções) encontrem a solução definitiva para o problema, de responsabilidade deles.
6. Novas informações serão repassadas à população nas próximas horas, à medida que os trabalhos de reparo avancem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário