terça-feira, 10 de julho de 2018

Sá Marques cobra retorno de ponto final ao Caratatiua, convocação de concursados pela Semed e entrega de insumos a pessoas com diabetes


No pronunciamento feito nesta terça-feira (10), o vereador Sá Marques, chamou a atenção para vários pontos, alguns deles já cobrados em outras oportunidades no plenário, como é o caso da volta do ponto final de ônibus ao bairro do Caratatiua, e reforma da parada de ônibus localizada em frente a Igreja de São Judas Tadeu, no João Paulo.

O ponto de ônibus na Avenida São Marçal foi derrubado em uma perseguição policial e não foi reconstruído, o que desde então vem trazendo transtornos à população da área, que está sujeita a sol e chuva enquanto aguarda o coletivo. Outro problema diz respeito a linha do transporte público que atende o Caratatiua. O vereador cobrou que o ônibus volte a transportar as pessoas até o bairro, ou seja, que o ponto final retorne ao Caratatiua, atualmente se encontra em outro bairro, na Alemanha.

"São dois principais problemas que observo: A falta de comodidade, que chega a ser até desrespeitoso, porque os moradores do Caratatiua precisam caminhar uma distância enorme para uma parada de ônibus na Avenida dos Franceses ou na Avenida São Marçal. A distância chega a um quilômetro. Um total absurdo! Outra questão, é a falta de segurança, as pessoas correm o risco de serem assaltadas, infelizmente, principalmente logo cedo, ao amanhecer, ou no período da noite, são os horários mais perigosos. Eu não quero acreditar que isso esteja acontecendo para a Prefeitura agradar os empresários do transporte público desta cidade", pontuou Sá Marques.

Outro assunto levantado pelo vereador, diz respeito aos insumos que devem ser repassados as pessoas com diabetes em São Luís. Segundo Sá Marques, apenas a fita está sendo dada as pessoas que necessitam. Outros produtos fundamentais no tratamento estão deixando de ser concedidos aos diabéticos, entre eles a seringa e o glicosímetro. A insulina é repassada pelo Governo do Estado. "Isso tem prejudicado as pessoas com diabetes. As pessoas não podem ter o tratamento interrompido ou feito pela metade, de forma irregular. Com saúde não se brinca. Saúde é coisa séria. Desta forma tenho que chamar a atenção do poder público para que regularize esta situação", disse Sá Marques.

O parlamentar cobrou ainda da Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), que chame profissionais aprovados em concurso da Prefeitura de São Luís. Sá Marques explicou o que está ocorrendo. 

"A Semed ainda não chamou pelo menos metade dos concursados, e tem preenchido as vagas com seletivados. E já ultrapassou em dois anos o prazo estabelecido por lei. Os seletivados foram chamados, depois o contrato foi renovado por mais um ano, e agora novamente por mais o ano, o que não pode, só pode ser renovado pelo mesmo prazo uma única vez. Os concursados estão esperando para ocupar suas vagas na Semed, o que lhes são de direito", destacou Sá Marques.

Um comentário:

  1. Aproveitando o "gancho" sobre a educação do município de São Luís, venho pedir que possa ser apurado junto a Secretaria Municipal de Educação e a Prefeitura de São Luís os motivos de não estarem cumprindo com o chamamento dos 566 aprovados no último concurso para professores da rede municipal de educação de São Luís, pois a última convocação publicada no diário oficial do município do dia 26/06/2020 foram com números de convocados extremamente inferior ao que os órgãos municipais supramencionados afirmaram amplamente nos meios de comunicação!

    ResponderExcluir