quinta-feira, 4 de abril de 2019

Governador Flávio Dino destaca investimentos na área de saúde


Nesta terça-feira (2), em entrevista para pool de emissoras na Rádio Timbira 1290, o governador Flávio Dino falou dos principais vetores de crescimento do Maranhão, entre eles, na área de Saúde.

Sobre o tema, o governador Flávio Dino citou o fortalecimento do complexo na Região Tocantina. No rol de novos equipamentos, a construção do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UemaSul), onde será ofertado o curso de medicina, além do novo Hospital de Urgência e Emergência, ambos em Imperatriz.

“Nós desapropriamos um terreno que fica ao lado do Hospital Macrorregional Drª Ruth Noleto. Neste espaço, construiremos o novo Hospital de Urgência e Emergência da Região Tocantina, e ao lado do mesmo terreno, o Centro de Ciências da Saúde”, explicou Flávio Dino.

A nova unidade de urgência e emergência ocupará um espaço aproximado de 60 mil metros quadrados. O hospital disponibilizará 300 leitos, sendo 100 de UTI. “A proposta é de um Complexo de Saúde da Região Tocantina”, frisou o chefe do executivo estadual.

Sobre o cenário econômico nacional, Flávio Dino disse que o atual Governo Federal está propondo a desvinculação orçamentária. “Significa que querem acabar com o percentual mínimo de investimentos em pastas como Educação e Saúde, por exemplo, para todas as três instâncias de governo (federal, estadual e municipal)”, explicou.

“Quando não houver mais percentual mínimo, o Governo Federal estará autorizado, na prática, a diminuir os repasses às políticas que são fundamentais, como é o caso do SUS. Hoje ele é o maior sistema público de saúde do mundo, que tem seus problemas, mas garante às pessoas mais pobres o que não é possível nos Estados Unidos, um dos países mais ricos da atualidade, que é o atendimento de saúde de forma gratuita. Assim, por esta proposta, o SUS estaria a ameaçado”, detalhou Flávio Dino.

“O atual Governo Federal apoia a iniciativa de se ter um ‘Plano de Saúde Popular’, que é mais ou menos como acontece nos Estados Unidos com o uso dos vouchers. Com este sistema, cada um terá um cupom onde será comprado o serviço da rede privada”, pontuou o governador.

Açailândia 
Durante a entrevista, o governador do Maranhão também anunciou a construção de um hospital em Açailândia. “Nosso objetivo é, a partir da rede existente, assumir algum hospital municipal ou até mesmo particular para que dessa forma consigamos ter o funcionamento da unidade regional, inclusive com Tecnologia da Informação (TI). Esse é um compromisso que eu assumi, mantenho e será cumprido”.

Hospital da Ilha 
O Governo avança na construção do Hospital de Urgência e Emergência na capital maranhense. Após concluída, a obra terá ao todo 392 leitos para atender os pacientes de São Luís e das cidades de São José de Ribamar e Paço do Lumiar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário