segunda-feira, 8 de abril de 2019

Impor valor mínimo para compras no cartão é prática abusiva, alerta Procon/MA

Foto Reprodução

O estabelecimento pode impor um valor mínimo para passar as compras no cartão? Essa é uma dúvida bastante comum entre consumidores. A resposta é não. De acordo com o art. 39, incisos I e V do Código de Defesa do Consumidor, essa prática é considerada abusiva.

É importante ressaltar que o estabelecimento comercial não é obrigado a aceitar pagamentos no cartão. Nesse caso, precisa deixar essa informação clara ao consumidor antes que ele comece as compras. Entretanto, se aceitar o pagamento no cartão de crédito ou débito, não pode impor valor mínimo.

De acordo com a presidente do Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e Consumidor do Maranhão (Procon/MA), Karen Barros, “ao impor um valor mínimo às compras no cartão, o estabelecimento induz o consumidor a comprar mais para atingir o valor, o que pode ser considerado venda casada, que é uma prática ilegal”.

Sempre que o consumidor identificar qualquer irregularidade nas relações de consumo, deve formalizar uma reclamação por meio do app, site ou nas unidades físicas de atendimento do Procon/MA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário