domingo, 11 de agosto de 2019

Serviço oferecido no Sorrir é referência estadual para o diagnóstico precoce


Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) mostram que, em 2018, foram detectados no Brasil 14.700 casos de câncer de boca, dos quais 11.200 homens e 3.500 mulheres. Uma média de 40 novos casos por dia. Para ajudar no diagnóstico, prevenção e detecção de novos casos, a Unidade de Especialidades Odontológicas do Maranhão – Sorrir, da Secretaria de Estado da Saúde (SES), oferece assistência de média complexidade à população maranhense, atuando também como referência estadual para o diagnóstico precoce do câncer de boca.

A unidade Sorrir conta com um estomatologista, que cuida da prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças da boca e estruturas anexas, bem como prevenção de doenças sistêmicas que possam interferir no tratamento odontológico.

“Antes do Sorrir, tínhamos a deficiência desse atendimento de alta e média complexidade odontológica. Então em casos de lesões na boca nos pacientes, os médicos já encaminhavam para os hospitais, onde ele passava por diversos profissionais de saúde até ter o diagnóstico correto da sua patologia. Agora, esse paciente tem uma estrutura, onde ele pode fazer esse diagnóstico de forma mais rápida e precisa”, explicou o diretor administrativo do Sorrir, Fabrício Saraiva.

Segundo ele, a demora no diagnóstico e tratamento correto pode agravar as lesões na boca, que podem aumentar e se tornar graves, levando, inclusive, o paciente a perda de ossos, órgãos importantes, como a língua, e até mesmo evoluir ao óbito.

“Nosso rastreamento pode ser muito mais efetivo se o paciente, sobretudo do interior do estado, que tem menos acesso a informação, receber do médico que o atendeu o correto referenciamento para o Sorrir. Qualquer lesão na boca do paciente deve ser avaliada pelo odontologista ou o estomatologista, que pode fazer o diagnóstico e até mesmo tratar a lesão, dependendo da gravidade, na própria estrutura da unidade, que é habilitada para o serviço”, destacou Fabrício Saraiva.

Fluxo de atendimento
O atendimento com o especialista funciona de maneira referenciada, por médicos e odontologistas da capital ou do interior do estado que fazem a detecção da lesão e encaminham para o Sorrir.

Na unidade, o paciente é avaliado e, dependendo da lesão, faz a biopsia para detectar a doença. Se a lesão for benigna, é tratada no próprio consultório clínico, com a remoção por meio de intervenção cirúrgica. Quando a lesão compromete outras estruturas e tem complexidade maior, é encaminhada para o Hospital do Câncer do Maranhão.

Doença
O câncer da boca (também conhecido como câncer de lábio e cavidade oral) é um tumor maligno que afeta lábios, estruturas da boca, como gengivas, bochechas, céu da boca, língua (principalmente as bordas) e a região embaixo da língua. É mais comum em homens acima dos 40 anos.

A maioria dos casos é diagnosticada em estágios avançados. A parte posterior da língua, as amígdalas e o palato fibroso fazem parte da região chamada orofaringe e seus tumores têm comportamento diferente do câncer de cavidade oral.

Segundo o estomatologista do Sorrir, Diêgo Souza, os fatores de risco que contribuem para o surgimento do câncer de boca são o tabagismo, consumo regular de bebidas alcoólicas, exposição ao sol sem proteção (risco importante para o câncer de lábios), excesso de gordura corporal e infecção pelo vírus HPV (relacionado a alguns casos de câncer de orofaringe).

Todos devem estar atentos a saúde bucal, buscar atendimento odontológico de forma regular e ficar atento aos seguintes sintomas: feridas na cavidade oral ou nos lábios que não cicatrizam por mais de 15 dias, que podem apresentar sangramentos e estejam crescendo; manchas/placas vermelhas ou esbranquiçadas na língua, gengivas, céu da boca ou bochechas; nódulos (caroços) no pescoço. Em casos mais graves o paciente tem rouquidão persistente; dificuldade de mastigação e de engolir; dificuldade na fala; sensação de que há algo preso na garganta; dificuldade para movimentar a língua.

Sobre o Sorrir
A Unidade de Especialidades Odontológicas do Maranhão – Sorrir realiza atendimentos entre consultas e procedimentos, como radiografia, endodontia, periodontia, pequenas cirurgias, para atendimentos mais complexos como prótese, punção para biopsia, cirurgia oral, buco-maxilo-facial, além de atendimento de urgência, referenciado e espontâneo, inclusive com serviço de diagnóstico antecipado de câncer bucal.

A unidade presta atendimento de segunda a sexta-feira, de 8h às 20h, e sábado de 8h às 12h, ao lado da Farmácia Estadual de Medicamentos Especializados (Feme), em frente ao Terminal de Integração da Praia Grande.

Nenhum comentário:

Postar um comentário