Moradores de Mangabeira, comunidade da zona rural de Urbano Santos, receberam, nesta terça-feira (10), a nova Escola Municipal Raimundo Furtado Bacelar, fruto da parceria entre o Governo do Estado e a Suzano Papel Celulose, no Maranhão. O prédio escolar, que possui duas salas de aula, secretaria, cozinha, banheiros adaptados, pátio e poço, conta também com uma biblioteca, possibilitando, ainda mais o fortalecimento da educação no povoado.
Os investimentos aplicados para a construção da obra foram da ordem de R$ 561.600,00, beneficiando 120 estudantes e contribuindo para que moradores da comunidade tenham uma escola confortável, capaz de oferecer as condições necessárias para garantir uma educação igualitária e de qualidade.
A cerimônia de inauguração começou com a Banda Pedro Damião, composta por estudantes do município de Belágua, recepcionando os convidados. Em seguida, os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, Vivian Ketelly e George Douglas, ambos de 10 anos, recitaram um poema, homenageando o Governo do Estado. A cerimônia seguiu com agradecimentos de autoridades locais pela entrega da escola e visita aos espaços inaugurados.
O secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, agradeceu pela receptividade e pelo carinho dos moradores de Urbano Santos. Ele frisou que a governabilidade deve ser exercida em favor das pessoas e que as transformações sociais acontecem, principalmente, quando se investe em educação.
“Hoje, nós temos essa parceria, que faz parte do Programa Escola Digna, com um único objetivo: melhorar a vida das pessoas. Garantir uma aprendizagem adequada, alfabetizar as nossas crianças na idade certa, para que a educação seja esse vetor de desenvolvimento do nosso povo. Todos os países desenvolvidos têm algo em comum, investiram em educação básica. Essa obra, que estamos entregando hoje, reflete, em mim, o mesmo sentimento de gratidão e orgulho, porque é uma realização de muitas pessoas”, afirmou Felipe Camarão.
Os olhares atentos das crianças percorriam cada espaço do novo prédio escolar, admirados com a nova estrutura. “O meu sonho era estudar em uma escola bonita como essa; agora realizarei esse sonho. Aqui tem mais espaço para a gente brincar, as salas são confortáveis e ainda tem uma linda biblioteca. Eu estou muito feliz”, revelou o estudante, George Douglas Santos da Costa.
O nome dado à biblioteca presta uma homenagem a um dos primeiros educadores do povoado Mangabeira, o professor Antônio Mesquita de Macedo, falecido em 2017. A neta do homenageado, Leudiana de Macedo Mendes, mãe de dois filhos que estudarão na escola, fala desse momento tão especial.
“É uma honra e um prazer receber essa escola linda e maravilhosa, em nosso povoado. E para a honra maior, o meu avô, que foi homenageado, deu nome à biblioteca e, ainda, os meus dois filhos vão estudar aqui. Estamos muito felizes, a comunidade está feliz. Gratidão ao Governo do Estado pela parceria e pela entrega da escola”, exprimiu a moradora.
O presidente da Associação de Moradores, Orlúsio Mendes de Macedo, filho do homenageado que deu nome à biblioteca, comemorou a entrega da escola e falou de sua alegria pela homenagem feita ao seu pai. “Para nós, é uma coisa de primeiro mundo. Sempre sonhamos com uma escola dessa, e agora, graças a Deus, ao Governo do Estado e à Prefeitura, conseguimos realizar esse sonho. Estou mais feliz ainda, porque a biblioteca recebeu o nome do meu pai”, externou Orlúsio.
O gestor da E. M. Raimundo Furtado Bacelar, Marcone Mendes Macedo, lembra que a escola antiga funcionava em um espaço sem as condições necessárias para as práticas de ensino e afirma que o Programa Escola Digna realizou uma ação de extrema importância para os moradores da comunidade de Mangabeira.
“A escola funcionava em um prédio bastante precário. Tivemos que mudar as crianças para outra escola, porque a estrutura já estava bastante danificada. Agora, com a construção do novo prédio, iremos trazer as crianças de volta. A escola é muito boa, bem feita e bonita. É muito importante termos uma escola com o padrão de qualidade do Escola Digna. A comunidade está muito feliz”, expressou o gestor.
“A gente está muito contente em receber a escola digna para o Povoado Mangabeira. Era uma escola que realmente precisava de uma intervenção e ter a parceria do Governo do Estado é muito importante porque beneficia uma comunidade e ajuda a prefeitura que não tem condições de construir todas as escolas que o município necessita”, revelou a prefeita de Urbano Santos, Iracema Cristina Vale Lima.
A professora Elisângela Mesquita dos Santos elogiou o Programa Escola Digna e afirmou que os investimentos em educação realizados na comunidade Mangabeira ajudam a vencer barreiras e são caminhos para a transformação da vida dos estudantes e moradores do povoado.
“A gente está vendo uma evolução na educação do Maranhão. Em um passado recente, você não via ações como essas em nosso município, principalmente nos povoados. A nova escola vai fazer uma grande diferença na vida dos alunos de Mangabeira, graças ao Programa Escola Digna, que está revolucionando a educação em nosso Estado. Receber um prédio escolar, com essa estrutura, em nossa comunidade, é uma grande alegria”, afirmou Elisângela Mesquita.
“O Programa Escola Digna é hoje o maior projeto educacional do estado do Maranhão. Fazer parte dessa história é uma honra para a Suzano. É com muita satisfação e respeito à comunidade que celebramos essa parceria, que é uma ponte para o desenvolvimento educacional. É muito gratificante saber que podemos contribuir com a educação levando dignidade aos estudantes e professores do estado”, concluiu gerente de Relações Corporativas da Suzano S.A no Maranhão, Rakel Dourado Murad.
VEJA O ANTES E O DEPOIS:
Nenhum comentário:
Postar um comentário