O Governo do Maranhão promove mais uma ação de combate ao Aedes aegypti em São Luís. Uma força-tarefa das Secretarias de Estado da Saúde (SES) e de Governo (Segov), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde São Luís atua, esta semana, na região da Areinha. O objetivo da ação é a limpeza de um canal que existe no local, eliminação de possíveis focos do mosquito, bem como orientação e sensibilização da população.
A iniciativa acontece com a presença de agentes de endemias vistoriando 1.400 domicílios, além de 52 pontos focais catalogados. Os secretários de Estado da Saúde, Carlos Lula, e o de Saúde de São Luís, Lula Fylho, acompanharam, na segunda-feira (17), o início da ação.
“Entre as ações do poder estadual nessa área está o combate às arboviroses em São Luís. Na semana passada, uma grande ação mobilizou a população da região do Coroadinho. A ação contra o Aedes é permanente no calendário da saúde no Maranhão. O mosquito é o principal transmissor da febre amarela, dengue, chikungunya e zika. Desta vez, estamos atuando na Areinha. Trata-se de uma ação de saúde pública, pois, mais importante que cuidar das pessoas quando estiverem doentes, é evitar que elas adoeçam”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.
Segundo o secretário municipal de Saúde de São Luís, Lula Fylho, a luta contra o Aedes não é apenas do poder público, mas também da população. “O mosquito usa qualquer objeto e espaço que tenha água parada para procriar. Portanto, é preciso a conscientização de que esta luta é de todos e cada um fazendo a sua parte com certeza teremos bons êxitos”, destacou. Com equipes de limpeza e os agentes de endemia, caçambas e tratores, o Governo do Maranhão promove mais uma etapa de enfrentamento ao Aedes. Ao todo deverão ser visitados 2.882 imóveis distribuídos em 58 quarteirões.
As visitas domiciliares são essenciais para o combate ao vetor. Na ação, equipes formadas por agentes de endemias visitarão imóveis, na região. Além disso, ações educativas com distribuição de material informativo, equipes de capina, limpeza e remoção de bagulhos volumosos atuarão no local.
Acompanharam o início da ação a secretária adjunta da Política de Atenção Primária e Vigilância em Saúde da SES, Waldeise Pereira; a superintendente de Epidemiologia e Controle de Doenças da SES, Léa Márcia Melo; a chefe do Departamento de Epidemiologia da SES, Graça Lírio; e o coordenador do Programa de Arboviroses da Secretaria Municipal de Saúde de São Luís, Pedro Tavares.
Nenhum comentário:
Postar um comentário