Mais de 200 moradores da Madre Deus e Praia Grande, em São Luís, são certificados nos Cursos de Formação Inicial e Continuada das Unidades Vocacionais do Instituto Estadual, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), em seis cursos promovidos pelo Governo do Maranhão, por meio das Secretarias de Estado da Educação (Seduc), de Cultura (Secma) e de Turismo (Setur), destinados a essas comunidades.
Ofertados em parceria com o Conselho Cultural Comunitário da Madre Deus, os cursos de Formação Profissional fomentaram qualificação e capacitação profissional e empreendedora à comunidade local, nas áreas de: Bordados em Miçangas e Canutilhos, Condutor de Turismo em Espaços Culturais Locais, Inglês Básico, Confeccionador de Instrumentos de Percussão e Gastronomia Regional.
Durante a solenidade de certificação, a supervisora de Educação Profissional, da Secretaria Adjunta de Educação Profissional e Integral da Seduc, Josélia Castro, falou sobre oferta dos cursos na área central da capital maranhense, considerada berço da cultura local, que teve como objetivo promover formação profissional articulada aos proprietários e colaboradores de estabelecimentos comerciais e empreendedores individuas, além de atender às demandas existentes de qualificação profissional local permitindo a inserção no mercado de trabalho
"Além do desenvolvimento de competências, a educação profissional é, também, o desenvolvimento de habilidades. E essa é apenas uma das iniciativas do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação, que compreende que a educação é o caminho. Aqui eles desenvolveram habilidades do fazer, do bordar, do confeccionar, do falar a Língua Inglesa e estão no caminho certo, buscando por meio da educação profissional e qualificação, melhorias, competências, desenvolvendo habilidades para que vocês possam melhorar o que vocês já fazem ou começar a gerar renda”, afirmou a supervisora.
Jorge Coutinho, um dos coordenadores do Conselho Cultural Comunitário da Madre Deus, ressaltou que esse é o segundo grupo de moradores da comunidade qualificados pela parceria IEMA e Conselho, e os produtos feitos pelos estudantes agora servirão para aumentar o acervo de materiais ofertados pela entidade.
“Quando as duas coisas se encaixam, o resultado é promissor. Só temos aqui a agradecer ao IEMA que acreditou nessa proposta. Nós aguardamos outras oportunidades, esse é o segundo grupo de uma história que começou agora e outros grupos, com certeza, estarão aqui conosco e formar essa quantidade de pessoas que estão aqui é uma honra muito grande para uma entidade como a nossa e com vocês a tendência é que a gente consiga prolongar também o nosso acervo”, disse.
Durante a solenidade de certificação, os concluintes puderam apresentar suas produções, e ainda dividir com professores, parceiros e familiares o que foi aprendido durante os Cursos.

Nenhum comentário:
Postar um comentário