![]() |
| Foto Reprodução |
Chegando ao final do primeiro dia de lockdown no Maranhão com uma significativa redução na circulação de pessoas, o resultado encorajou outros estados que possuem cidades muito afetadas pelo novo coronavírus a adotarem as mesmas medidas. O governador do Pará, Hélder Barbalho (MDB), vai decretar a partir de quarta-feira (6), o chamado lockdown) em dez municípios do estado, incluindo a capital Belém, por conta da epidemia do novo coronavírus. O bloqueio vai durar até o dia 17 de maio.
A capital do Ceará (Fortaleza), adotará regras de isolamento social mais rígido a partir da próxima sexta-feira (8). O anúncio foi feito nas redes sociais pelo governador do Ceará, Camilo Santana.
No Rio de Janeiro, o Ministério Público recomendou ao governador Wilson Wirtzel a elaboração de estudo sobre o chamado “lockdown” como medida contra o novo coronavírus no estado.
O governador deve responder à recomendação em até 72 horas. O estado do Rio de Janeiro teve, até hoje, 12.391 casos confirmados da covid-19 e 1.123 mortes decorrentes da doença causada pelo coronavírus. O prefeito Crivella do Rio de Janeiro, já demonstrou interesse em decretar o lockdown em pontos comercias da capital carioca.
PARÁ
O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB) publicará nesta terça-feira, 5, um decreto de lockdown, ou seja, conjunto de medidas para intensificar o isolamento social no estado e limitar a circulação de pessoas em meio à pandemia do novo coronavírus. As medidas vão incluir dez cidades, a maioria delas na região metropolitana da capital paraense, Belém, a partir da quinta-feira, 7, e durarão, a princípio, uma semana. Depois, podem ser revistas.
Inicialmente, segundo o governador, as novas providências serão monitoradas em caráter “educativo”, sem punições àqueles que desrespeitarem o decreto, o que mudará a partir do domingo, 10. O isolamento social no estado nesta terça é de 48,27%, abaixo do mínimo aceitável considerado por especialistas, de 50%. A taxa considerada como ideal pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para conter a curva de contágio é de 70% de isolamento social.
O critério para determinar quais cidades serão atingidas pelo decreto será o das que apresentam números de casos confirmados de novo coronavírus 50% superiores à média estadual, proporção próxima de 75 casos para cada 100.000 habitantes. Fora da região metropolitana de Belém, os municípios de Vigia de Nazaré (41 casos), Santo Antônio do Tauá (68 casos) e Breves (94 casos), este na Ilha do Marajó, estão enquadrados nos parâmetros e serão afetados pelo decreto.
CEARÁ
Em meio ao colapso da saúde pública causado pelo coronavírus, o Ceará decidiu implantar um bloqueio total, o chamado lockdown, na capital Fortaleza a partir da próxima sexta-feira e estender o decreto de isolamento social por mais 15 dias no restante do Estado, em meio ao avanço da Covida-19.
A decisão foi anunciada nesta terça-feira pelo governador do Estado, Camilo Santana (PT), e pelo prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT), em uma live nas redes sociais.

Nenhum comentário:
Postar um comentário