O Governo do Estado, por meio da Agência Executiva Metropolitana (AGEM), em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Maranhão (CBMMA), nesta sexta-feira (8), realizou a desinfecção em hospitais de São Luís que atuam diretamente no atendimento e tratamento de pessoas com coronavírus. A ação visa auxiliar na diminuição do índice de contaminação pelo vírus e vem sendo feita desde o início de maio.
Os hospitais incluídos nessa fase foram Hospital das Clínicas Integradas (HCI), Hospital de Traumatologia e Ortopedia (HTO), Carlos Macieira, Genésio Rego e Hospital Real.
O HCI está localizado na Jerônimo de Albuquerque. Foi inaugurado recentemente para atender, exclusivamente, os casos de coronavírus. O HTO, no bairro Jardim Eldorado, também foi destinado ao atendimento de pacientes contaminados pela Covid-19. O Hospital Real, da rede particular, por sua vez, teve 200 leitos alugados pelo Governo do Estado para o atendimento de casos. O Carlos Macieira e o Genésio Rego também atuam na linha à frente do tratamento de pacientes confirmados.
Segundo o presidente da Agência Executiva Metropolitana, Lívio Jonas Mendonça Corrêa, a ação faz parte de um conjunto de medidas que estão sendo executadas pelo Governo do Estado, por meio de suas secretarias, para controlar a pandemia. “Na medida em que se faz a descontaminação de ambientes, o risco de pessoas contraírem o vírus é reduzido. Daí a importância de todo esse processo”, afirma.
O capitão do CBMMA, José Lisboa, acrescenta que os ambientes escolhidos para a desinfecção seguem o padrão de concentração de pessoas. “As UPAs recebem, diariamente, muitos contaminados e também tratam de pessoas. Com a desinfecção, há diminuição no risco de pessoas saudáveis serem atingidas pelo vírus”, justifica.
Estratégia
Esta ação já foi realizada nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do Araçagi, Vinhais, Bacanga, Cidade Operária, Parque Vitória e Vila Luizão, bem como no Hospital Municipal e Centro de Saúde de São José de Ribamar. “Nessa ocasião, a equipe aproveitou para desinfectar os estacionamentos dos bancos do Brasil e Caixa Econômica Federal, onde há grande concentração de pessoas todos os dias”, ressalta Lívio Corrêa.
A desinfecção de unidades de saúde e áreas públicas será realizada ainda em outros espaços. “Vamos adotar esse procedimento, na medida do possível, pois é eficaz no combate ao coronavírus”, finaliza Lívio Corrêa.

Nenhum comentário:
Postar um comentário