Os estragos ainda podiam ser vistos na área da Forquilha, pela Estrada de Ribamar; eram fios pelo chão, vários postes e muros caíram. Os fortes ventos deixaram um rastro de destruição.
A torre de uma telefonia caiu sobre uma casa, felizmente ninguém saiu ferido. Casas foram destelhadas e muros foram destruídos. Por sorte não tiveram registros de feridos, apenas bastante danos materiais.
Vídeos foram gravados no momento da ventania, as imagens são impressionantes,, muitas pessoas entraram desespero, no estacionamento da Potiguar, localizado na Avenida Guajajáras o movimento das árvores dava uma demonstração da força do vento, teve gente que passou mal com o susto, o blog apurou com um segurança do estabelecimento que três pessoas passaram mal com o susto, todas passam bem.
A ventania trouxe prejuízos para casas e estabelecimentos comerciais, outdoors foram atingidos, postes de eletricidade, a energia elétrica caiu em vários bairros nas proximidades da Forquilha. O trânsito ficou complicado durante a tarde e boa parte da noite na região, na manhã desta terça-feira (14), vias ainda permaneciam bloqueadas e motoristas foram flagrados cometendo infrações. Equipes da empresa responsável pelo abastecimento de energia elétrica (Equatorial), trabalharam durante toda a terça para restabelecer o serviço na área, equipes da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros também foram até o local.
A ventania desta segunda (13) também atingiu o bairro da Cidade Operária, casas foram destelhadas e moradores tiveram problemas. Não foi a primeira vez que o fenômeno foi visto em São Luís neste ano, fortes ventos atingiram já os bairros do Turu e Coroadinho. Em todas as situações houve diversos prejuízos materiais.
Comunicado da Equatorial Maranhão sobre o fornecimento da energia elétrica na região do vendaval em São Luís
A Equatorial Maranhão comunica que o temporal com fortes rajadas de ventos afetou severamente as redes de distribuição de energia elétrica no início da tarde da segunda-feira,13 na região do bairro Forquilha, principalmente em virtude de diversos objetos, inclusive uma torre de telefonia lançados sobre as redes de energia ao longo da Avenida Guajajaras.
Equipes de manutenção da concessionária foram mobilizadas desde o início da ocorrência para substituir oito postes quebrados e reconstruir as redes de distribuição danificadas.
Imóveis ficaram sem energia elétrica nos bairros: Forquilha, João de Deus, Cohab Anil, Cohatrac, Aurora, Planalto, Cruzeiro do Anil, Angelim, Novo Angelim e áreas adjacentes.
Por transferência de cargas (uso de redes elétricas alternativas) a energia elétrica foi restabelecida para quase 100% dos clientes ainda na tarde da segunda-feira.. No início da madrugada desta terça-feira, 14 as 162 unidades consumidoras na região de maior impacto (proximidades do retorno da Forquilha) tiveram a energia elétrica restabelecida.
Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão
NOTA - Prefeitura de São Luís atua para minimizar danos após forte ventania desta segunda (13) |
Sobre a forte ventania ocorrida na tarde desta segunda-feira (13), a Prefeitura de São Luís informa que de pronto deslocou equipes da Defesa Civil Municipal, Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes, Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) e do Instituto Municipal da Paisagem Urbana (Impur) a fim de tomar as providências necessárias diante dos estragos causados na região.
Por medida de segurança, a Defesa Civil Municipal interditou algumas ruas, onde há destroços causados pela ventania tais como queda de poste, telhas, placas de metal e outros. Todas as medidas estão sendo tomadas a fim de evitar transtornos e riscos para proprietários de estabelecimento comerciais e para domicílios e moradores da região. Além da Forquilha também houve registro de ventania na região da Cidade Operária que também recebeu equipe da Defesa Civil.
Em conjunto com o Corpo de Bombeiros, equipes do Impur e do Comitê Gestor de Limpeza Urbana realizam a remoção de troncos e de galhos de árvores, desobstruindo as pistas.
Equipes da Semosp também estiveram no local para avaliar os danos causados na rede de iluminação pública, mas não há registro de intercorrência. No entanto, o fornecimento de energia na região foi interrompido em razão do comprometimento da rede residencial, operada pela empresa Equatorial.
Para garantir mais fluidez ao trânsito guardas da SMTT estão no local orientando os motoristas. As equipes se concentraram no retorno da Forquilha/Avenida Guajajaras e estrada de Ribamar.
Até o momento, não há registro de pessoas feridas e/ou desabrigadas. |




Nenhum comentário:
Postar um comentário