Vacina contra gripe tem que ser dada em intervalo mínimo de 14 dias após fechar ciclo de vacinação contra a covid-19
Nesta segunda-feira (12), tem início a campanha de vacinação contra a gripe Influenza. A medida reforça as ações de controle à Covid-19, somando à imunização contra a doença, que permanece em andamento. O anúncio foi feito pelo governador Flávio Dino, em coletiva nesta sexta-feira (9), no Palácio dos Leões, Centro. O governador informou ainda ampliação das medidas restritivas vigentes por mais uma semana.
A vacinação contra a Influenza inicia dia 12 de abril e prossegue até dia 12 de junho, com a expectativa de imunizar 2,4 milhões de maranhenses no período. Nesta primeira etapa, o público-alvo serão crianças de 6 meses a 6 anos de idade, gestantes, puérperas, indígenas e trabalhadores da saúde. É preciso aguardar intervalo de 14 dias entre a vacina da gripe e a da Covid-19 para imunização. Para a campanha, o estado disponibiliza 270 mil doses da vacina.
Outro anúncio foi a ampliação das medidas restritivas por mais uma semana. Portanto, escolas públicas permanecem com aulas na modalidade online; escolas privadas podem adotar o modelo hibrido (online e presencial), comércio (incluindo supermercados e academias) funcionam das 9h às 21h, serviço delivery fica até 23h, atividades religiosas presenciais estão suspensas; eventos suspensos, administração pública estadual funciona com 50% da capacidade e revezamento entre funcionários; pessoas do grupo de risco afastadas do trabalho, no setor público e privado.
“Não cumprir as medidas significa abrir a janela da sua casa para uma tragédia e ninguém quer isso”, enfatizou o governador. Como resultado das primeiras etapas da aplicação das restrições, o governador Flávio Dino apresentou dados de redução da taxa de contágio no Maranhão, que reduziu de 1,18 para 0,98. Até o momento, o estado recebeu 1,2 milhões de doses da vacina contra a Covid-19 e mais da metade dos municípios aplicaram acima de 50% das doses recebidas.
Vacinação contra Influenza
Para apoiar a imunização nos municípios, o Governo do Estado disponibilizou 650 profissionais para vacinar e agilizar a inserção de informações no sistema de saúde. Garantiu ainda equipamentos diversos às cidades – caminhões-baú, câmaras de refrigeração, seringas, agulhas e outros – além de abrir novos postos de vacinação em parceria com as prefeituras.

Nenhum comentário:
Postar um comentário